terça-feira, outubro 16

Reportagem Sobre On The Road No Jornal Metro

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Então, qual tem sido o filme mais esperado deste ano até agora? The Dark Knight Rises, talvez, ou The Avengers? Para os fãs de quadrinhos, sim. Mas, para um determinado público, é On The Road.
Influente por gerações por seu retrato audacioso da rebelião jovem em meio a uma crescente contracultura movida a sexo e drogas, uma adaptação cinematográfica do romance clássico de Kerouac Jack tem sido debatido desde a sua publicação de 1957.
De Marlon Brando a Francis Ford Coppola, numerosas lendas de Hollywood consideraram trazer a viagem pelos EUA do alter ego de Kerouac, Sal Paradise e seu amigo indomável, Dean Moriarty, para a tela. Ninguém conseguiu, até que veio Walter Salles.
“Este é um livro que teve um impacto muito profundo na minha vida”, diz o diretor brasileiro, cujo filme de 2004, The Motorcycle Diaries, detalham uma viagem semelhante formativa pelo revolucionário argentino Che Guevara. “É realmente sobre homens jovens na transição para a vida adulta, que vivem em uma sociedade muito conservadora.”
Os gostos de Johnny Depp, Brad Pitt e Ethan Hawke são apenas alguns dos muitos cotados atores que foram anexados ao projeto no passado. Salles, no entanto, queria estrelas menos conhecidas.
Para Sal, ele escolheu Sam Riley. Mais conhecido por interpretar o cantor do Joy Division, Ian Curtis, em Control, Nascido em Yorkshire, Inglaterra, Riley de 32 anos, admite que assumir tal papel foi muito intimidante. Não ao menos até, quando, em um acampamento da geração Beat criado por Salles para educar seus jovens atores, Riley viu filmagens de audições anteriores.
“Johnny Depp está dizendo: ‘Eu estou feliz que eu não fiz isso. Haveria muita pressão para se interpretar este papel’”, diz Riley. “E eu estou pensando: ‘Muita pressão para ele? Por que você está jogando isso para nós, Walter? Que p***a você está fazendo?’”

Riley chegou a bordo tarde, juntando-se à um elenco que incluía Kristen Stewart e Kirsten Dunst. Mas a estrela de Tron: Legacy, Garrett Hedlund, foi anexado ao projeto para interpretar Dean – versão do livro da lenda Beat, Neal Cassady – há mais de três anos. Salles se lembra se ficar particularmente impressionado com Hedlund na audição. ‘Ele tinha viajado por três dias e três noites em ônibus para chegar lá, entrar bares, incluindo bares de strip, ao longo do caminho.”
Tendo febrilmente escrito sobre suas experiências, o ator, em seguida as leu. “Era como se Cassady tivesse escrito”, diz Salles.
Hedlund, 28 anos, fortemente se conecou om o elemento de ritos de passagem do livro de Kerouac.
“Estamos sob os tetos de nossos pais até termos 17 ou 18. E é aí que sua vida começa”, diz ele. “É quando você começar a pintar a sua tela. E é muito semelhante a esses caras – Dean tem 21, Sal tem 24. É em um ponto onde tudo é possível.

“Eu cresci em uma fazenda em Minnesota e o mais distante que já tinha viajado até eu ter 14 anos era a três horas de distância de casa. Meu pai dizia que qualquer pessoa que viveu fora do país de Deus era estranho. Foi talvez o seu truque mental de dizer: ‘Nunca saia de casa.’”
Para Stewart, assumindo a personagem de Marylou, a garota que vem junto para o passeio com Dean e Sal, foi sobre fazer algo mais adulto após a franquia Crepúsculo. Agora com 22 anos, ela leu pela primeira vez On the Road quando adolescente.
“Ele abriu muitas portas para mim nessa idade”, diz ela. “Ele me apresentou a um monte de escritores. Foi a primeira vez que devorei um livro e realmente gostei. Me prendeu na leitura… acho que ele representa uma fase da vida que é tão cheio de emoção, paixão e convicção. Você simplesmente não coloca o dedo porque você sente muito.”
Ainda assim, pode filosofar sobre tudo que você quer. As realidades práticas de fazer On The Road significavam uma sessão de cinco meses extenuantes que passaram do Canadá para os EUA, México e Argentina.
“Ninguém quer ouvir que a vida de um ator é difícil, não é? Mas foi muito estressante às vezes”, diz Riley, que – junto com Hedlund – viu todos os tipos de estrelas (Viggo Mortensen, Steve Buscemi, Amy Adams, Elisabeth Moss) indo e vindo em rápidas aparições.
Dificuldades a parte, é fácil ver o quanto isso significa para o elenco serem confiados de, finalmente, trazer isso para a tela.
“Para fazer On The Roado certo, precisa ser encontrado”, diz Stewart. “Ele precisa ser muito estudado e aprendido e depois esquecido. Você precisa confiar que de alguma forma toda essa informação vai para seus ossos. É muito livre” A maneira como ela vê, significava abrir mão do controle: “Em On The Road, nosso trabalho todo foi perder a nós mesmos”.
É claro, ajudou que eles tinham a Salles, que até fez um documentário, ‘Buscando On The Road’, como parte de sua preparação, entrevistando figuras da vida real da cena Beat, incluindo a esposa de Cassady, Carolyn.
“Foi tão inspirador encontrar a essas pessoas que, nesse ponto, a existência do filme deixou de ser tão importante para mim”, diz ele.
Felizmente, ele – e seu elenco – voltaram ao caminho certo.

On The Road estréia hoje.


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