Twilight (br / pt: Crepúsculo) é um filme de romance/fantasia de 2008, dirigido por Catherine Hardwicke, adaptado do primeiro livro da série homônima de Stephenie Meyer por Melissa Rosenberg. O filme estrela Kristen Stewart como Isabella Swan, uma garota que se apaixona por Edward Cullen, um vampiro interpretado por Robert Pattinson.
O projeto esteve em desenvolvimento por cerca de três anos na Paramount Pictures antes de ter sido colocado em pré-produção pelaSummit Entertainment. A filmagem do filme, feita principalmente em Washington e Oregon, terminou a 2 de Maio de 2008, tendo o mesmo estreado em 21 de Novembro nos Estados Unidos, onde arrecadou 35,7 milhões de dólares no dia de estréia,[3] 4 de Dezembro em Portugal e 19 de Dezembro no Brasil.[4] Arrecadou 408.773.703 de dólares mundialmente em bilheteria e 191.062.383 de dólares com a venda de DVDs na América do Norte.[2][5] A trilha sonora do filme foi lançada em 4 de Novembro de 2008.[6]
Stephenie Meyer
Stephenie Meyer (Morgan em solteira; Hartford, 24 de dezembro de 1973) é uma escritora americana, conhecida pelos best-sellers da série Twilight (Crepúsculo), que gira em torno da relação entre a jovem Bella Swan (uma menina tímida e sem auto-estima que se muda para uma nova cidade) e um vampiro, Edward Cullen (um vampiro "vegetariano", por não beber sangue humano, que tem um forte apelo ao sangue da garota ). Dois personagens de contrastes que se apaixonam e resolvem correr o risco de uma proximidade tão perigosa. A história é repleta de romance, aventura, suspense e seres sobrenaturais.
Os livros da série Crepúsculo já venderam cerca de 100 milhões de cópias ao redor do mundo,[4] com traduções em 37 línguas diferentes, para 50 países.[5] A adaptação cinematográfica de Crepúsculo foi lançada nos Estados Unidos em 21 de novembro de 2008, e no Brasil em 19 de dezembro.[6] Stephenie Meyer também é autora do romance de ficção científica The Host ( tendo este estado também em primeiro lugar na lista de best-sellers do New York Times,[7] já com edição em português).