Kristen Stewart não bem me recebe, mas na verdade esbarra comigo quando chego a seu apartamento temporário em West London, para a entrevista de capa de GLAMOUR. Cheguei alguns minutos adiantada, e um momento desajeitado acontece quando ela abre a porta antes que eu tenha a chance de bater, e damos de cara uma com a outra. Ela estava de saída para comprar algo, explicou enquanto nos desculpamos, e me pede para subir que ela voltará em instantes.
Já estou surpresa de ter sido convidada para o apartamento em que ela está morando enquanto filma Snow White and the Huntsman em Londres, (coisa rara no mundo das celebridades), então fico ainda mais impressionada quando chego lá em cima e descubro que será somente nós duas – sem nenhum assessor para controlar o tempo ou cortar as perguntas mais indiscretas. Mas durante os próximos 60 minutos rimos muito enquanto Kristen prova ser engraçada, boca-suja, auto-crítica e aberta a qualquer pergunta. Se ela responderá é outra história, mas esta é uma atriz que facilmente pode se defender sozinha.
De volta, com seu cabelo em um rabo de cavalo bagunçado, e usando jeans skinny, uma camiseta e um moletom; Kristen parece relaxada. O total oposto da adolescente desajeitada, que ficava nervosa em entrevistas, quando entrou no mundo de Twilight em 2007. “Foi uma boa descrição”, ela ri quando comento. “Não acho que tinha muita razão por trás disso a não ser o fato de que eu era jovem, não esperava tudo aquilo, e tentava demais não soar ‘falsa’. Quando era mais jovem, olhava em volta e via essas pessoas, mesmo pessoas que eu conhecia dar uma entrevista e tornarem-se pessoas completamente diferentes. Tinha tanto medo de ser assim. Alguém (fazia uma pergunta) e você podia ver todo meu processo mental bem no meu rosto. ‘É tipo, esconde essa merda! O que você tá fazendo?’”
As coisas mudaram quando ela aceitou o fato de que ela nunca se encaixaria no padrão de queridinha, estrelinha, que sempre diz a coisa certa – e nem ela quer ser assim. Algumas vezes durante a entrevista, ela se irrita com um: “Meu Deus… Tenho uma puta dificuldade de me expressar,” mas em nenhum momento ela parece se preocupar em não dizer a ‘coisa errada’, mesmo que, no passado, citações de entrevistas tenham voltado para assombrá-la. “Quando você diz algo levemente diferente, isso assusta as pessoas, e agora me sinto confortável fazendo isso,” ela diz. “Fico tipo, ‘Sim eu sei, sou estranha né?’ Sabe o que quero dizer? Já não me incomoda mais.”
Apesar dessa nova atitude ‘não tô nem aí’ nas entrevistas, Kristen não fica imune ao nervosismo pré-tapete vermelho e suspira dizendo: “não mais, cara”, quando pergunto se ela pesquisa a si mesma no Google. Ela para e acrescenta, “mas gosto de ver o que uso. Não é como se eu usasse a porra de um vestido e não ligasse depois.”
Nascida em Los Angeles em 1990, estilosa, Kristen é uma garota californiana até a ponta do cabelo. E quando não está trabalhando, (“há algo em usar jeans e camiseta pra todo lugar que vai que me parece bem sul da califórnia”). Mas ela definitivamente já se revelou no tapete vermelho nos últimos anos, (como vimos nas fotos), e quando conversamos, a semana de moda de Londres estava próxima. “Adoro escolher o que vou usar, e minha assessora sempre me liga e pergunta, ‘Você quer fazer algo assim?’ [ir aos desfiles] e se eu não estiver ocupada, sempre estou interessada. Vou pra esse – Burberry ou Mulberry, não lembro agora;” no domingo seguinte Kristen aparece na primeira fila do desfile de Mulberry ao lado de Kate Moss.
É uma rara aparição pública durante sua estadia no Reino Unido já que, na maior parte do tempo, a jovem de 21 anos tem se aproveitado do relativo anonimato que Londres lhe oferece. Com exceção de alguns avistamentos publicados por tablóides, fotos de paparazzi tem sido raras por aqui. Kristen andou incógnita pelo Notting Hill Carnival e embora ela não cite os nomes dos estabelecimentos, ela frequenta regularmente os pubs e restaurantes próximos a seu apartamento. “Em Los Angeles, você tem de ser muito seletiva sobre onde você vai, mas estou tão bem aqui,” ela dá de ombros. “É como em Nova York, no sentido de que as pessoas fazem suas coisas e sentem como se eles fossem frios com você, então eu tenho o hábito de voltar lá com mais facilidade’. Além disso, ela está gostando da cultura Britânica das pubs. ‘Nós temos bares, clubes e restaurantes [em USA], mais aqui você vai a uma pub a tarde e almoça. Em uma edição Americana isso seria como, “Ela está batendo todos os bares de Londres!”, mas é apenas uma mentalidade diferente aqui’.
Ela também mantêm a posição reclusa sobre o provável-mais-nunca-confirmado-nem-negado relacionamento com Robert Pattinson. Com colunistas fofoqueiros se alternando em relatar que eles estão juntos, não estão, separaram, estão juntos novamente, e ela nunca se viu falando sobre isso realmente? Aparentemente não. ‘É engraçado quando esta questão vem a tona, porque eu meio que sinto, eu realmente não me importo! Diz ela, parecendo realmente não importar. ‘As pessoas podem dizer o que quiserem…’, ela pause, e em seguida acrescenta, ‘[O interesse] é completamente compreensível, mas quando isso é pessoal para você, é como se sua vida se tornasse um produto, e eu me distancio disso. Eu não gosto de dar (falar) algo importante a pessoa que vão ser tipo, “Ai Meu Deus!”’. Então eu sempre dar a mínima – na verdade, eu sempre acho isso meio engraçado, e não apenas com o Rob’.
Como não há exclusividade sobre a vida real de Kristen/Robert, nós partimos para o romance na versão das telas. Estamos aqui para falar sobre a quarta parcela da Saga Crepúsculo: Amanhecer – parte 1, que vemos Bella e Edward se preparando para o casamento. Cada filme de Crepúsculo tem evoluído gradativamente, mas a existência em torno deste tem sido ainda mais radical, indo de cabeceira quebrada a travesseiro mordido nas cenas de lua de mel entre os recém-casados. ‘Em um determinado nível, é realmente verdade que esta é a cena mais esperada de todo o filme, mas obviamente não é preciso dizer que tenha sido elaborada por um grau insano’, ela ri, antes de reconhecer que ela mesma estava um pouco chocada com a sexualidade aflorada de Bella. ‘Há duas grandes cenas de sexo nos dois filmes [finais], e nós os filmamos bem no começo. Foi tão estranho, nem sequer sentimos que era uma cena para um filme Crepúsculo. Eu era como, “Bella, o que você está fazendo?’UaU! O que esta acontecendo aqui?”. Foi surreal. Nós [originalmente] tínhamos avaliado como R [restrito para menores de 17 anos]. Eles editaram’.
Será que ela percebe, digo com a sobrancelha levantada, que as pessoas iriam pagar um bom dinheiro para ver a versão Restrita da cena do sexo? ‘Foi sem graça!’, ela insiste, acrescentando, ‘Eu fiz minha parte na transição da idade durante os filmes, mas eles [diretores de classificação], sabem quem é nosso público, e pode ser como, “Hmmm pessoal, suavizemos um pouco”. É engraçado porque no livro, você não vê nada. É da imaginação de todo mundo, então é tudo subjetivo. Espero que seja bom!’.
O casamento e, mais especificamente, o vestido de noiva, ambos foram mantidos estritamente em segredo na preparação para o lançamento do filme. ‘Eu tinha que ser mantida em segredo durante dois dias de filmagens…foi uma loucura’, ela ri. ‘Eu estava em bloqueio completo, parece que eu estava vestindo milhões de dólares em diamantes, mas era apenas um vestido’. Ela admite se sentir “ridicularmente” em um casamento, uma vez que estava vestida assim. ‘Eu acho o vestido lindo, e eu estou tão empolgada para o vestido de noiva ser revelado’, ela diz. ‘Esse foi um dos momentos em que você vai e, “Isto é algo pra recordar!”, e você quer se colocar nesta experiência de modo que ele de modo que ele, apenas, não passe por você. Acabou sendo ótimo pra todos, eu acho’. Ela se corrige com uma risada – ‘Bem, pelo menos, pra mim”- acrescenta, com um conceito errôneo, ‘Eu acho que todo mundo tem um momento ótimo em qualquer casamento… e isso foi maravilhoso!’.
Ela está brincando, mas para os Twi-hards, Crepúsculo se tornou muito mais do que uma viciante adaptação livro/filme e, depois deter sua própria legião de fãs, Kristen pode ter empatia, mesmo com os mais excessivos deles. ‘Há definitivamente pessoas se perdem nisso e ficam muito emotivas’, ela diz. ‘Mas recentemente, eu conheci Jenny Lewis, e eu tive a experiência mais ridícula. Foi tão constrangedor, eu não consegui falar. Fiquei apenas de olhos abertos, na verdade – Tenho certeza que os [fãs] saem e se vêem como, ‘Este é o único momento em que provavelmente eu terei a chance de conhecer esta garota, e Deus, eu não consegui falar porra nenhuma!’.
Bella troca seu jeans e capuz por um biquíni durante as cenas de lua de mel. ‘Eu sei que sou pequena e merda’, Kristen admite com franqueza, mas se despir não foi uma de suas preocupações. ‘Eu fiz [adaptação de Jack kerouac] On The Road antes de ‘Amanhecer’, e eu definitivamente fiz isso algumas vezes’, diz ela. ‘Então, quando estava me preparando pra ‘Amanhecer’ eu de repente descobri, “Isso não é tãoOn The Road. As pessoas definitivamente querem ver você em boa forma física’. Geralmente, todos nós estávamos zuando o Taylor [Lautner] por malhar com freqüência, e então eu e o Rob estávamos tipo, “Merda!’ e nós nos exercitávamos enquanto Taylor ria de nós’.
Falando sobre o físico de seus co-stars, ela sabia que seus últimos três filmes tiveram seis deles entre os 50 homens mais sexys, sendo eles Rob, Taylor, Kellan Lutz e Jamie Campbell Bower em ‘Amanhecer’, Garrett Hedlund em ‘On The Road’ e Chris Hemsworth em ‘Snow White and The Huntsman’? É apenas sorte ou alguma astuta escolha de filmes? Ela começa rindo novamente, e constata que tais pesquisas acabam em zuações infinitas no set. ‘A primeira vez que foi o “homem mais sexy do mundo”, alguns anos depois, isso era a grande piada do mundo. Nós nunca deixamos de tirar sarro, e nem ele. [Mas] todos eles são grandes caras e não… Jesus, agora vi parecer que eu estou generalizando sobre os homens atraentes, mas há algo um pouco de vaidade sobre malhar todos os dias, uma vez que eles são ótimos caras e todos meio patetas. É por isso que é tão engraçado’.
Com as filmagens de ‘Snow White’… se resumindo nos últimos dias, kristen resolve dizer pra Chris sobre seu prêmio ainda-não-publicado. Agora, deixando de lado as aulas de equitação que ela está tendo para o filme (‘Eu estou bastante apavorada’, ela admite, ‘Eu cai no outro dia’), ela tem o resto do dia de folga e se despede com um abraço. Quando chegamos ao elevador ela diz, ‘Obrigado, foi divertido’. E você sabe, eu acho que ela quis dizer isso.
Garota Britânica ou Mulher Californiana?
Colocamos o conhecimento da Cultura Britânica de Kristen à prova:
Como você prefere seu chá?
Com leite e um pouco de mel – o que é estranho eu acho.
O que você bebe num pub?
(orgulhosa) É uma libra.
Gastropub ou old-man boozer? (estilos de pub o primeiro mais sofisticado)
Old-man, com certeza.
Sanduíche de salsicha ou bacon butty? (uma especie de sanduíche de bacon)
Não sei o que é butty.
[Explico] Oh, bacon.
O que você acha de feijão com torrada?
Adoro feijão com torradas!
O que escolhe para o almoço de domingo?
Frango ou Carneiro.
Você adotou algum palavrão britânico como ‘wanker‘? (punheteiro/preguiçoso).
Adoro essa palavra, mas no meu sotaque, o engraçado de usar gírias britânicas – “fucking wanker” – é que soa estranho.
Jocks Americanos ou Lads Ingleses? (atletas americanos ou garotos ingleses)
[Parece agitar-se, esconder um riso e com um ar meio constrangido responde:] Bem, não gosto de atletas machões de lugar nenhum, então tenho que ir com os lads.
Música britânica preferida?
Laura Marling. Cara, sou uma puta fã. Rob me apresentou-a em Twilight porque ele achou que [sua música] era perfeita para o filme. Adoro!
Lugares preferidos em Londres?
Comi uma pratos muito bons… O Swan & Edgar em Marylebone.
Memória preferida de Londres?
[Outra risada] Meu Deus, nem seu te dizer, que saco. Bem, hum… Passei meus dois últimos réveillons aqui, e ambos foram incríveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário