Um cartaz na França em campanha ao Fnac, virou caso de policia ao utilizar uma imagem do livro ‘Amanhecer’ e a frase ’Troque os Maias pela Meyer (Stephenie)’, leia o artigo para entender melhor:
A campanha promocional da Fnac (Cultura Renova-se) gerou uma onda de críticas no Facebook, levando mesmo a cadeia francesa a retirar o cartaz das suas lojas.
A campanha consiste em atribuir um vale de 5 euros por cada livro, CD ou DVD usados entregues na loja. A frase do cartaz que gerou controvérsia foi ‘Troque os Maias pela Meyer’, considerada uma ofensa à cultura portuguesa por sugerir trocar uma obra de Eça de Queirós por um dos livros da Saga Twilight, de Stephanie Meyer, explica o Meios & Publicidade.
A Fnac justificou-se na sua página do Facebook e diz que ‘respeita a opinião dos fãs e nunca apaga comentários do seu Facebook, seja qual for o conteúdo da mensagem’.
Tratou-se, explica a cadeia, de ‘um aproveitamento das semelhanças fonéticas dos títulos das várias obras emblemáticas, com um tom humorístico mas sem qualquer intenção de juízo de valor e sem nunca pretender desvalorizar as obras citadas’.
Porém, a Fnac decidiu retirar o cartaz após as reacções negativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário