quarta-feira, maio 9

Entrevista De Robert Pattinson Para A Premiere Magazine

twilight saga, crep�sculo,robert pattinson,promo��o,design


É 13h30 no hall do Soho House, um clube privado na Sunset Boulevard em Los Angeles, só para membros… Se a anfitriã nos deixou entrar no elevador com um sorriso, é porque pronunciamos as palavras mágicas: “Temos uma reunião com Robert Pattinson às 14h”. Surpreendentemente, o ator chegou 30 minutos adiantado… com uma barba rala que não é nenhum disfarce para paparazzi, mas uma preparação para um futuro papel em um filme sobre o grupo de rock The Band. Mas o projeto que nos reúne hoje é Cosmópolis, a adaptação do romance de Don DeLillo por David Cronenberg. Um filme com carga elétrica definido para estar em Cannes esse ano. O diretor canadense surpreendeu a todos dando o papel de Eric Packer para a estrela de Crepúsculo. Este jovem profissional de 28 anos de Nova York que decidiu viajar pela cidade em sua limousine a fim de cortar o cabelo, apesar de manifestações fazerem o caos prevalecer nas ruas e ameaças pairando sobre a cabeça do milionário. Uma viagem ao inferno que irá mudá-lo para sempre. O “ele” pode ser aplicado a Pattinson também, que ofereceu uma performance chocante com um timing perfeito. Em meados de novembro, quando o último filme da saga Crepúsculo for lançado, o galã teen poderá ser definido como um ator que cresceu, revelado por Cosmópolis, tomando seu lugar. A transformação começa agora!
Rob, da última vez que conversamos você estava saindo das tomadas de Cosmópolis e você me disse: “Eu não entendia o que nós estávamos fazendo e quando eu perguntei a David, sobre o que se tratava, ele me disse: ‘Eu não sei, nós não ligamos’”. Mas depois, vendo o filme, eu achei extremamente claro.
Para a primeira exibição, eu estava sozinho e eu fiquei intrigado com isso. Naquele momento, a música não havia registrado no meu cérebro ainda. Então eu vi o filme novamente com outras pessoas e eles foram realmente receptivos. Eles não conseguiam parar de rir e eu pensei: “Oh, isso funciona bem depois de tudo (risos)”. Eu não posso esperar para ver como o público irá reagir a ele. É a primeira vez que eu posso ver algo que eu fiz como um “filme”, talvez porque Cosmópolis pertence inteiramente a David Cronenberg. É realmente o filme dele.
É seu também, sejamos realistas…

Ainda é Cronenberg puro, não há dúvidas sobre isso. A maioria dos diretores tentam pegar você pela mão e dizer: “Eu vou ajudar você a ir onde você precisa ir”. David filma uma cena e então vai: “Ok, isso é bom, vamos seguir em frente!”. Mas ele é realmente sensível ao desempenho dos atores, ele não vai dar a você um monte de instruções, mas ele tem uma precisão fantástica. Nada lhe escapa, você só precisa perder o foco por um segundo e ele percebe imediatamente. É quase perturbador trabalhar com alguém assim. Na festa de encerramento, eu perguntei a ele se ele viu algumas cenas editadas e ele me disse que ele viu o filme inteiro! Ele já tinha editado. Como eu sou muito curioso, eu perguntei a ele, “Então, você sabe sobre o que isso é?” ele disse “Não absolutamente, mas é bom, é engraçado”. Então ele citou Fellini para mim, afirmando que um filme é morto desde que não levante mais questões. No set, David ficou encantado com a confusão que coordenou, inclusive entre os atores mais experientes, como Paul Giamatti.
Supõe-se que o diretor deve ter um bom adiantamento das coisas…
E se supõe que ele não deve temer nada também. Eu nunca trabalhei com um roteirista que era confiante em suas habilidades. Se ele estava preso numa maneira de filmar uma cena, ele fez outra coisa. Ele sabia o script de coração e, portanto, poderia pagar. É tipo irritante no começo, mas desde que eu estava em todas as cenas eu decorei todo o roteiro, como um jogo.
É saudável para um ator ter medo, não é?!
No primeiro dia no set, eu não demonstrei. Enquanto estávamos nos preparando para a primeira tomada, Sarah Gadon (que faz sua esposa) me perguntou: “Então, como você se preparou para o seu papel?” Eu interrompi e deixei a limousine realmente irritado e gritei: “Como você ousa me julgar assim? Está tentando me testa ou algo assim?” *risos*
Cronenberg nos contou que você se estressou com a ideia de estragar o filme dele…
Eu estou passando por uma fase onde estou tentando determinar o que posso fazer ou não como ator. É ainda mais complexo quando você sabe que tem um passado, mesmo quando pessoas como David não o atribuem qualquer peso.
Eu recomendo a David que veja o último filme de Crepúsculo, que é quase “Cronebergian” em alguns momentos…
*risos* Eu não posso acreditar que ainda há mais por vir (Amanhecer – Parte 2 estreia em 16 de novembro) e eu tenho algumas refilmagens para fazer em poucos dias.
Você já pensou que Crepúsculo ficou para trás na sua vida?
Sim, eu não sou o mesmo que eu era no começo. Primeiro, eu estou mais velho… Quando eu tenho que ir para a cadeira de maquiagem, eu vejo todas aquelas rugas que vieram com o tempo, é assustador. Eu encorpei/estou mais malhado também. Quando comecei, não tinha nenhuma roupa quando nós gravamos o primeiro filme, eu roubei algumas do filme quando acabamos e eu não posso vestir nenhuma delas mais!
Quando você veio a Cannes pela primeira vez em 2009, você desencadeou um tumulto na praia onde 700 fãs estavam esperando por você. A segurança teve que te levar a seu carro para você sair de lá…
Este ano nem vão me notar: “Nós não ligamos, ele não está em Jogos Vorazes!” *risos*
Isso parece como se você tivesse um encontro com uma das suas co-estrelas em Crepúsculo em La Croisette, uma vez que Kristen Stewart estará lá para On the Road também. O festival quase se parece com o dia da formatura…
Eu estou excitado para ir. Filmar Cosmópolis com Cronenberg mudou algo em mim. Isso me deu bolas. *risos* Eu tenho 5 projetos caminhando no momento, resultado das portas que o filme abriu para mim. Antes, passei meu tempo duvidando de mim mesmo. Assim que eu li um roteiro que eu gostava, eu estava trabalhando para me colocar pra cima, perguntando-me se eu era bom o suficiente. Agora eu digo a mim mesmo “F***-se! Se eles querem lhe contratar, vá!”.
Você não filmou nenhum filme desde Cosmópolis, como se você estivesse esperando por mais ofertas que o filme iria lhe trazer. É esse o caso aqui?
Mais ou menos. Amanhecer me manteve ocupado até o final do ano e não há um monte de filmes sendo gravados no inverno. Eu comecei a entrar em pânico há três meses, mas isso foi quando todos esses projetos começaram a chegar. Se tudo correr bem, eu vou começar a filmar no outono (segundo semestre).
Dois anos atrás você pareceu surpreso que algumas pessoas iriam contratá-lo para certos filmes e você disse que ainda atuaria enquanto tivesse a oportunidade. Eu sinto que a maneira que você pensa sobre a atuação, mudou. Agora você sabe onde você quer ir.
Eu sempre quis fazer bons filmes. mas antes, eu era mais do tipo que bebia e dizia “Se as pessoas não gostam de mim, elas podem ir se f****!” (risos) É diferente hoje em dia: Eu quero que as pessoas que eu respeito me respeitem também. Parece fácil quando você diz algo como isso, mas às vezes, você precisa de tempo para entender que ter o respeito dos outros é o que é mais importante. E reclamar disso não vai fazer com que você tenha sucesso. Quando David saiu do nada para me pedir para fazer parte de Cosmópolis, eu o fiz uma tonelada de perguntas. Eu queria saber absolutamente o que ele viu em mim, o que ele pensava sobre mim… Mas ele não podia me responder.
O teaser de Cosmópolis teve o efeito de uma bomba na internet…
Eu tenho feito filmes por 8 anos e eu tenho sido criticado muitas vezes e, de repente, este teaser é liberado e todo mundo está animado. “Parece ótimo! Ele está atuando bem nesse!”. É ridículo! É o que faz você compreender como a mentalidade crítica de algumas pessoas funciona.
A maioria dos críticos disse que você era um fiásco sem ter visto nenhum dos seus filmes. E você estava bem em Crepúsculo!
Em algumas cenas, talvez… Eu tentei, de qualquer forma. Eu gostaria de fazer uma pergunta para essas pessoas que pensam que só comecei a atuar bem: O que você pensa que eu estava fazendo em Crepúsculo? Será que eles pensam que é como eu ajo naturalmente? Não, eu tive que tomar decisões como um ator. Acho engraçado quando eu leio coisas como (ele usa uma voz dramática) “Cosmópolis irá provar que ele pode atuar?” O que isso significa?
Antes de serem descobertos por Burton e Fincher, Johnny Depp e Brad Pitt foram mais ou menos conhecidos como “caras bonitas”. Eu sinto como se a mesma coisa estivesse acontecendo com você com Cosmópolis.
A boa notícia é que a maneira como a indústria percebe um ator está mudando, mesmo se Brad Pitt for para mim um dos atores mais injustamente subestimados no mundo. Isso não diz o bastante, mas ele nunca teve uma performance ruim. Hoje em dia, ninguém quer fazer drama para adultos, porque as pessoas dizem que ninguém vai vê-los. Ninguém. Exceto Brad Pitt. É como você fazer uma carreira no passado. Continuamos a ver esse tipo de filmes no mundo dos filmes independentes, mas os dramas, tem estrelas que quase desapareceram. Deve ser porque as estrelas perderam parte dos seus mistérios. Como você quer fazer papéis como se as pessoas soubessem tudo sobre você e sua vida?
Antes, atores talentosos se tornavam grandes estrelas. Hoje em dia, nós nos tornamos uma estrela antes que tenhamos tempo para provar que somos talentosos.
Celebridade é uma das únicas coisas que nós podemos acessar sem ter qualquer qualificação. E quando você se atreve a dizer algo negativo sobre a fama na mídia, você tem certeza que você irá receber um monte de porcaria a respeito. As pessoas não querem ouvir absolutamente nada sobre isso. Não é ciúme, é só que eles não querem que você destrua seus sonhos.
Você tem que manter a ilusão, não importa o preço…
O paradoxo é que eles querem manter isso e quebrar, ao mesmo tempo, acumulando tantas coisas quanto possível sobre sua vida privada.
Eu estou errado ou isso parece como se você estivesse preferindo projetos ambiciosos, sem abrir mão das sirenes de Hollywood?
É quase mais perigoso tentar a aventura de Hollywood, de fato. Recentemente eu li o roteiro para um grande filme de 80 milhões de dólares que eu gostei muito. Era a primeira vez que um estúdio estava me enviando um script que eu gostei e eu estava realmente animado. Eu estava me dizendo: “É isto, finalmente tenho um filme de sucesso legal que eu estava procurando!” Mas quando eu fui para a reunião, foi-me dito que eu estava marcado por Crepúsculo e que não seria possível. Eu fiquei desapontado. Então eu li o roteiro novamente e percebi que, no final, não era tão bom. (risos)
É como se o destino tivesse tentando lhe dizer algo…

Possivelmente. Dizem muito que você precisa alternar entre os projetos que você faz para si mesmo e os que você faz para os estúdios. Mas eu não acredito nisso. Se você gravar um filme ruim… Bem, você apenas fez um filme ruim. O dinheiro que será feito na bilheteria não vai mudar uma coisa sobre isso. E sucesso nunca é uma coisa certa: olhe para a Fúria de Titãs, que apenas falhou nas bilheterias…
Você já tentou aceitar um papel por dinheiro?
Sim. Mas alguma coisa sempre aconteceu no último minuto e isso acabou não acontecendo. Claro, eu fiz cinco Crepúsculos, mas eu nunca fiz isso pelo dinheiro, mesmo se eu achasse realmente injusto deixar que o dinheiro fosse para outra pessoa. (risos) Eu aprendi uma coisa que é que tudo que você faz ganhando dinheiro nunca é algo “livre”. Eu sinto como, quanto mais dinheiro você ganha, mais problemas você tem ao seu lado. Como… barricar sua casa, por exemplo. Quando alguém me diz: “Mas é apenas um filme!”, eu quero dizer: “Sim, mas você pode pagá-lo pelo resto da vida!”.
É difícil ter sua alma de volta depois que você a vendeu.
Especialmente em Hollywood, onde todo mundo está te julgando. Eu sempre admirei Nicholas Cage, que sempre fez o que quisesse sem se importar sobre o que os outros pensariam a respeito. E depois de 15 anos, eles finalmente perceberam que ele era um gênio. Ele não é apenas um dos atores mais fascinantes do mundo, mas ele é também um verdadeiro artista.
A hostilidade que Crepúsculo recebeu talvez tenha feito você se habituar a não viver sua vida de acordo com o que as pessoas percebem…
Quando você se torna conhecido de repente, você não tem controle sobre o que as pessoas pensam de você de qualquer maneira. Você precisa aprender a lutar contra a tempestade, especialmente quando você entende que você é apenas um peão dentro de uma máquina enorme. Quando você está dando entrevistas, uma após a outra, para promover um filme, mas ninguém lhe pergunta sobre seu trabalho, você acaba se perguntando se você é mesmo um ator. Eu muitas vezes acabei na frente de pessoas que provavelmente nunca tinham visto qualquer Crepúsculo e só queriam saber o que era necessário para ser uma celebridade… “As pessoas reconhecem você na rua, eles pedem fotos suas o tempo todo e é muito estranho. Aqui vou eu…” Enquanto eu estou falando sobre isso, algo estava acontecendo comigo na praia há não muito tempo. Eu estava tentando aprender a surfar – então eu parecida um idiota, você não pode imaginar -, quando eu pensei que tinha visto paparazzi, tentando se esconder atrás das pedras. Quando recebi a confirmação, o meu corpo agiu por impulso e corri em sua direção. Mas no meio da minha corrida, comecei a me perguntar o que eu faria quando estivesse na frente deles. Eu não tinha medo de ser espancado, como você deveria ficar assustado nesse tipo de situação, mas eu estava com medo de acabar no tribunal por acertar um deles. Felizmente, eles eram tão covardes que deixaram o lugar imediatamente. Eu não tenho nenhuma ideia do que teria acontecido se não tivessem deixado.
A boa notícia é que a histeria vai acabar em breve…
Eu vou fazer 26 e posso dizer que isso está começando a me assustar, ser apelativo para garotas de 13 anos. Eu frequentemente fico me perguntando como as coisas vão mudar agora.
As coisas vão mudar a partir desse mês, quando o público descobrir Cosmópolis.
Eu sempre me senti como se julgassem a performance dos atores como se nós estivéssemos no American Idol. Que é preciso chorar ou gritar muito alto parar as pessoas acharem você bom. Dessa forma, eu estou tentando não me iludir.
Eu estou surpreso que você ainda seja capaz de manter a cabeça sobre seus ombros. Alguma vez você se encontrou agindo como uma estrela?
Poderia ter sido diferente se as pessoas me dissessem que eu era um gênio o dia todo, mas não é o caso. No início, eu tentei começar como um modelo, mesmo sem te ruma oferta de emprego. Quando você conclui mais de 2000 testes e o cara na sua frente não olha para você nem uma vez nos olhos, vendo suas fotos uma após a outra enquanto um outro diz “Não, não…” com um tom de nojo, você acaba sendo imune a um monte de coisas.

Fonte: abonnement 


Nenhum comentário:

Postar um comentário