terça-feira, outubro 2

Dakota Fanning Fala Sobre Sua Carreira, Independência E Projetos

twilight saga, crep�sculo,robert pattinson,promo��o,design


Aos 18 anos, Dakota Fanning já é uma veterana de Hollywood, tendo aparecido em mais filmes do que ela tem de anos. Como ela faz isso e cresce para ser tão normal?
No estúdio de Nova York da descolada grife Libertine, Dakota Fanning age perfeitamente com pequenos cachinhos enquanto um fotógrafo ajusta a luz entre as tomadas. Vestindo um vestido curto azul-centáurea que a deixa pálida, a pele de mármore polido parecendo incompreensivelmente luminosa, ela passa uma serena auto-confiança, compensado por explosões adolescente.
Quando ela pára e olha para a câmera, ela tem um beleza sobrenatural de boneca – enormes e bem abertos olhos azuis e uma testa um pouco exagerada – mas então ela explode em um riso bobo, ou torce os tornozelos em um ângulo estranho, e ela mais uma vez é apenas uma garota de 18 anos de idade, brincando de se vestir.
É precisamente esta intrigante mistura de juventude inocente e equilíbrio do mundo que faz Fanning tão atraente para se ver na tela – e tem sido desde sua performance aos seis anos, interpretando a filha sábia demais para sua idade de Sean Penn em I Am Sam (2001). Era um papel que lhe valeu a sua distinção em ser a candidato mais jovem a um Screen Actors Guild Award.
Desde então, ela habilmente contornou a pompa clichê de ‘estrela infantil’, para estabelecer-se como uma atriz talentosa, contemplada pelos gostos de Emma Thompson (que chamava de “a coisa real” depois de trabalhar com ela no próximo drama de época, Effie) e Steven Spielberg (que a considera “uma alma velha”, quando ele a dirigiu Tom Cruise ao seu lado em Guerra dos Mundos). Um pouco intranquilizante, 12 anos em sua carreira e ela parece estar apenas começando.
Fanning sugere irmos tomar um café em um café nas proximidades mas, depois da sessão de fotos, quando estávamos prestes a sair, os céus se fecharam com tal ferocidade que, diz ela com uma risadinha, “toda a entrevista pode acabar acontecendo debaixo de um toldo”.
Em vez disso, nós fomos a um sofá branco atrás de um vaso de palmeira em um canto do estúdio. Fanning, que se trocou para alças brancas Palazzo e uma camiseta (“Eu a tenho por, tipo, seis anos”, diz ela, “minha mãe está sempre me dizendo para jogar fora, mas eu me recuso”) , ela se joga e imediatamente se enterra parcialmente em almofadas. “Agora, isto”, diz ela, “é aconchegante.”

Ela está atualmente em férias de verão de seus estudos na Universidade de Nova York, onde ela se matriculou no ano passado. Seus temas favoritos são literatura e psicologia. ”Eu acho que eu realmente gosto de psicologia, porque o meu trabalho é todo sobre entrar na mente de outra pessoa e seus pensamentos”, diz ela, “e, de alguma forma com todos os meus trabalhos, eu acabo falando de uma forma ou de outra sobre o que eu faço.”
Não é nenhuma surpresa que seus mundos são interligados. Fanning é tão empenhada em atuar que ela ficou na sufocante cidade durante suas férias para filmar Very Good Girls – sobre duas adolescentes que competem para perder a virgindade – ao lado de Elizabeth Olsen.
Enquanto ela fala, as mãos de Fanning estão constantementem em movimento, traçando amplos arcos ao seu redor e vibrando em seu colo. Ela é falante e entusiasmada, especialmente quando se fala de algo que lhe é emocionante em particular, como morar sozinha pela primeira vez e ser capaz de decorar seu próprio apartamento. ”É muito antigo, chique, pastel. O que para mim, em poucas palavras, muito bonito. Com um pouco de Hello Kitty dentro.” Ela explode em um riso ao estilo Sininho.
“Eu acho que eu era uma estudante japonesa em outra vida. Isso é o quanto eu amo Hello Kitty “Em suas estantes ela guarda seus preciosos romances de Eugenides Jeffrey junto com seu ‘filme preferido de todos os tempos’, What’s Eating Gilbert Grape. No som, você vai ouvir frequentemente Say My Name. “Eu amo quem eu sou e eu amo a minha vida, mas se eu pudesse ser outra pessoa eu seria Beyoncé em dois segundos”, diz ela.
Ser uma estudante universitária da costa Leste fez Fanning primeiro ter seu primeiro momento real de independência de sua única família (incluindo sua irmã mais nova, Elle, que também mostrou-se ser um talento formidável em Somewhere de Sofia Coppola e Super 8 de JJ Abrams).
A experiência é doce e amarga, como seria para qualquer pessoa de 18 anos. “Eu estava dizendo para minha mãe no outro dia, é tão estranho não ter ninguém por perto para te ajudar com as coisas. Tipo, ‘Eu vou jantar agora! Ou eu preciso ir fazer isso… ‘ Você está por conta. É uma loucura. Mas é muito bom para mim, eu acho. Minha mãe e eu fomos muito unidas por toda a minha vida, porque quando eu estava trabalhando antes de ter 18 anos, ela estava sempre comigo. Então eu sinto muita falta dela, sinto falta de toda a minha família e a minha casa e cão, mas depois eu desfruto tudo muito mais quando eu volto para casa. É bom nunca tomar nada como garantido. “
Fanning nasceu em Conyers, uma pequena cidade perto de Atlanta. Precoce desde o início, ela aprendeu a ler aos dois anos e começou a escola primária dois anos antes, ela se prendeu à atuação fazendo drama no acampamento de verão, e por cinco anos foi protagonista em tantas propagandas que sua família levantou acampamento e se mudou para Los Angeles.
Depois de I Am Sam, ela foi a estrela ao lado de Denzel Washington (Man on Fire), de Robert De Niro (Hide and Seek), Julia Roberts (Web Charlotte) e Kevin Bacon (Trapped), tornando-se um dos jovens atores mais requisitados – e mais bem pagos – de Hollywood.
Apesar de tudo isso, ela insiste que ela tinha uma infância ‘bem normal’. Embora ela tenha sido educada em casa até sua adolescência, ela foi para uma escola normal no ensino médio (ainda que alguns de seus ex-alunos incluam Mary-Kate e Ashley Olsen) em Hollywood, onde ela era uma líder de torcida. ”Eu queria a parte social disso e a experiência em sala de aula”, diz ela. ‘Acabou sendo experiências essenciais de ensino médio e conheci algumas das pessoas mais importantes da minha vida durante esse tempo. “
Fanning não parece ter qualquer das simulações que você poderia esperar de alguém cuja vida tem sido uma série de acontecimentos felizes. Ela credita isso aos seus pais “incríveis”, ambos os quais foram sérios atletas quando eram mais jovens.
‘Minha mãe jogava tênis por, tipo, seis horas por dia e foi para a faculdade com uma bolsa de tênis, porque essa era a maneira que ela poderia ir para a escola. Então, eles me transmitiram a ideia de que você tem que trabalhar duro pelas coisas que você quer na vida e nunca reclamam”, diz ela. “Eu sou muito grata por isso.”
Ultimamente Fanning começou a negociar a (problemática, para alguns) transição para papéis mais adultos.
Em 2007, com 13 anos, ela interpretou uma vítima de estupro no controverso Hounddog e, em 2010, impressionou os críticos como a amante de bustiês e lápis nos olhos, Cherie Currie, no filme biográfico da jovem banda The Runaways. Não é um processo que ela planeje apressar. “Eu acho que é importante não crescer na vida muito rápido e não crescer na tela muito rápido”, diz ela, enrolando fios de seu cabelo ao redor de um dedo.
“E isso pode ser difícil, porque às vezes quem você é e os personagens que você interpreta não combinam. Tipo, eu acho que quando eu tinha 12 anos, os personagens correspondentes eram emocionais e às vezes sombrios, e eu tive que ser fiel a isso… Isso é o que eu quero fazer para o resto da minha vida, então eu quero fazer isso direito . ‘
Tendo aparecido em três dos filmes de Crepúsculo como um vampiro do mal, Fanning também assistiu em primeira mão a histeria em torno de sua amiga Kristen Stewart.
Ela não tem certeza se ela seria capaz de passar pelas flechadas e pedradas de estar em todos os tabloides no caminho que Stewart tem. “Quando eu vou para as premières eu vejo as pessoas que acamparam durante semanas, e tudo isso é realmente emocionante”, diz ela, “mas eu acho que se eu estivesse no meio disso, seria muito intenso.”
Seus próximos dois filmes certamente vão ampliar a percepção que a audiência tem de seus talentos. Primeiro ela vai aparecer como uma moribundo com leucemia de 17 anos britânica em Now is Good, uma adaptação do romance de Jenny Downham, Before I Die. A história, que Fanning descreve como “emocional e dolorosa, mas também muito bonita”, segue Tessa enquanto ela tenta experimentar o máximo que puder de vida no tempo que lhe resta.
“Existem coisas que ela se propõe a fazer, uma ‘lista de coisas a fazer”, diz Fanning, “mas eu acho que um grande tema do filme é que a vida acontece. Você tenta planejar as coisas, mas às vezes você não tem controle, o que realmente pode ser ótimo.”
Ela faz uma pausa, pensativa. “Tess se apaixona, e isso é uma das coisas que me atraíram para a história porque, como uma mulher jovem você tem sonhos de ter namorados e ir para a faculdade e encontrar alguém que você quer passar o resto de sua vida com e ter crianças. E pensando em alguém para quem nenhuma dessas coisas vai acontecer… isso foi o que me levou lá.”
Fanning quebra o clima sombrio com um sorriso brilhante. “Eu sou uma grande sonhadora. Gosto de fantasiar. Como” – seus grandes olhos azuis se abrem – “Eu me pergunto o que a minha vida vai ser…” Ela não é alguém que discute se tem ou não um namorado, mas diz que se ela tivesse uma lista própria, as crianças estariam certamente nela.
“Eu quero ter um milhão de bebês!” Ela cai em um ataque de risos. “Não é que eu esteja começando agora! Eu tenho muito tempo.”
O próximo filme em que ela será vista é Effie, como a noiva adolescente do crítico de arte vitoriano John Ruskin.
É escrito por Emma Thompson, de quem Fanning diz: “Ela está além. Eu quero ser como ela quando eu crescer. Ela é uma mulher incrível e escritora e atriz e humanitária e mãe e esposa. Ela tem tudo isso.”
Como Now is Good, Effie foi filmado principalmente na Grã-Bretanha. “Eu tive que aprender não um, mas dois sotaques britânico!” Fanning exclama, suas mãos voando para o rosto dela com horror jocoso. “É tão difícil!”
Fanning fica particularmente tonta quando ela fala sobre seu amor por Londres – ela vai voltar em algumas semanas para visitar a irmã Elle, que está filmando lá.
“Minha família não consegue ficar longe do Reino Unido”, diz ela. Em seu itinerário, naturalmente, está Topshop, ‘especialmente o material vintage’.
Ela tem sido uma musa da moda desde que ela apareceu em campanhas de Marc Jacobs em 2007, e fez manchetes no ano passado quando um anúncio com ela segurando seu perfume, Oh, Lola!, entre as coxas dela foi banido por ser sexualmente provocativo.
Ela diz: “Eu pensei que era hilário. Todos os meus amigos estavam tipo, “Sim, você está corrompendo a juventude com o seu frasco de perfume e vestido de bolinhas cor de rosa!” ‘
Ela balança a cabeça. “Estou constantemente perplexa com o que as pessoas se preocupam, quando há problemas reais no mundo.” No entanto, apesar de seu livre acesso ao mundo da moda, ela não é uma vampira de tapete vermelho – na verdade, ela é uma das poucas jovens atrizes que se veste correspondente à sua idade, favorecendo vestidos babados nas estreias, e quando ela é pega pelos paparazzi nas ruas de Los Angeles, ela parece uma típica adolescente (leia-se: shorts, camisetas, sem maquiagem).
“Eu amo moda”, diz ela, “mas eu não sou nada comparada à Elle.” Ela fala sobre sua irmã com admiração real. “As pessoas sempre me perguntam se eu lhe dou conselhos e eu sinceramente não dei. Eu não acho que ela precisa! “, Diz ela.
“A coisa mais surpreendente sobre a minha irmã é que ela é tão lindamente inconsciente. Ela não tem inseguranças. Ela é totalmente livre. Ela só vive e faz, e eu amo isso. Eu gostaria de ter mais disso em mim às vezes, porque eu sou mais controlada, e eu mantenho as coisas dentro de mim.”
Até agora a tempestade já se foi para longe, sinalizando que é hora de ir.
Fanning vai para a rua ainda molhada, hesitante um pouco em suas botas Isabel Marant. Quando ela desaparece na distância, ela se parece com qualquer garota de 18 anos em Nova Iorque, trilhando seu caminho.

Fonte: ohnotheydidnt Via Foforks

Nenhum comentário:

Postar um comentário