Ele gosta de pensar que é cínico como o personagem que interpreta em Cosmopolis, seu novo filme concorrendo em Cannes, “mas na verdade sou uma pessoa ingênua”. Mas ele tem uma mente clara sobre tudo mais: em seu trabalho “Sei que sou uma pessoa privilegiada”, sobre dinheiro “É melhor gastar o de outra pessoa”, e amor. Você está ouvindo, Kristen?
Homens de ternos, guarda-costas com pontos no ouvido e óculos espelhados de sol. O céu sobre Manhattan é um cobertor cinza que dentro das duas horas de Cosmopolis irá se torna cada vez mais negro. Eric Parker, um milionário do mundo das finanças de 28 anos, entra em uma limousine, e seu motorista, um homem de cara tensa que lembra um agente secreto russo, o informa do tráfego parado devido a visita do presidente dos EUA. Mas ele não importa: ele simplesmente precisa de um bom corte de cabelo nesse instante, e o único barbeiro capaz de agradá-lo está no outro lado da cidade.
É assim que a viagem de Eric através de New York e seus fantasmas começa, enquanto lá fora o capitalismo global está prestes a ser subvertido por uma revolução popular e um assassino, que em algum lugar não pode esperar para acabar com ele. As 24 horas mais espetaculares de sua vida, interrompidas por mulheres com quem ele tem sexo casual, um doutor que diariamente lida com sua obsessão com doenças, uma esposa distante e fria, e manifestantes com ratos nas mãos.
A adaptação para as telonas do mais visionário livro de Don DeLillo – escrito em 2011 e profetizando os protestos de ocupantes na Wall Street e tudo que estamos vivendo, era uma impossível missão que apenas um corajoso diretor como David Cronenberg poderia conseguir. E apenas um corajoso diretor como Cronenberg poderia pensar em escolher Robert Pattinson como o protagonista. É verdade que Pattinson não é apenas Twilight, a saga chegará a seu fim dia 14 de novembro com Breaking Dawn parte 2. Entre uma parte e outra ele estrelou Remember Me, Water for Elephants e Bel Ami. Mas é óbvio que um personagem como esse pode fazer a diferença pra ele, entre continuar apegado em Edward Cullen e transformar-se em um ator classe A.
Em Cosmopolis, Pattinson ainda tem o rosto pálido que fez adolescentes e mulheres ao redor de todo o mundo se apaixonarem por ele, apesar de que o jeito romântico desapareceu. Entrevistamos Robert pelo telefone desde Londres, para onde ele tinha voltado nos ultimos dias, e ele soa muito diferente do vampiro que o fez famoso: a voz de um jovem garoto, muitas risadas. Ele me cumprimenta calorosamente como se eu fosse um amigo “Oi, como você está?”
Sei que o publicista dele está escondidinho em algum lugar perto dele, pronto para arrastá-lo para longe de qualquer pergunta sobre seu romance com Kristen Stewart, a invejada Bella que, como em seu real relacionamento de 2 anos, o encantou na história também. Melhor eu começar falando sobre o filme.
- Você sabe porque Cronenberg te escolheu?
Honestamente não. Nunca perguntei eu mesmo isso para ele. Apenas estou feliz que escolheu.
- O que você acha que tem em comum com Eric Parker?
O que vou dizer pode soar estranho para aqueles que leram o livro ou assistirão o filme. Na verdade, acho que Eric ainda tem um fiasco de esperança, mesmo que você não possa ver do lado de fora. Um pouquinho como eu.
- Voce é cínico?
Gosto de pensar que sou, mas na verdade sou uma pessoa ingênua.
- Parker é alguém que pode ganhar ou perder toneladas de dinheiro dentro de segundos. Eu mencionarei um de seus recentes comentários: “Não gosto de gastar dinheiro. Se eu encontrasse uma casa de graça seria fantástico”. Você estava brincando?
Não, por que? Eu não me importo em nada em gastar o dinheiro dos outros.
- Não vai me falar que você é pão duro.
Se eu quero alguma coisa eu iria preferir que outra pessoa comprasse para mim.
- Mas você é o segundo ator britânico mais bem pago, depois de Daniel Radcliffe, o que você faz como todo esse dinheiro? Investimentos ou imóveis?
Primeiramente, não tenho certeza de que sou o segundo mais bem pago, mesmo que admito que eu gostaria de ser. Não sei nada sobre investimentos. Eu preferiria guardar meu dinheiro debaixo do colchão.
- Ao menos você é generoso?
Acho que sim.
- Com sua namorada também?
Espero que sim. Mas ela deveria confirmar isso ela mesma.
- Parker basicamente mora em sua limousine. Ele até tem um vaso sanitário dentro dela. Você sempre viaja por trabalho, você não sente a necessidade de se estabelecer em algum lugar?
Viajar de um lugar para outro é uma das coisas que mais amo sobre meu trabalho. Entendo a vantagem de ter um lugar permanente, mas me entediaria.
- Você acha que é muito jovem para criar raízes?
Acho que sou muito jovem para parar em definitivo.
- Como você se vê em 10 anos?
Espero que eu ainda seja capaz de fazer um trabalho criativo e ser feliz. Isso pode soar como banalidades mas estou sendo honesto. Eu sei que sou uma pessoa privilegiada.
- Em Cosmopolis existem cenas explícitas de sexo. Você não estava envergonhado?
Eu sinto mais envergonhado pelas atrizes. Quando um homem tira sua roupa ele pode se sentir estúpido, mas ele se diverte no final das contas. Acho que é mais problemático para as mulheres.
- Você é mais doce ou ardente na vida real?
Ardente, eu espero.
- Sua colega em Be Ami, Christina Riccie, disse que você beija bem. Qual é o melhor elogio que uma mulher te deu?
A coisa mais linda que uma mulher pode te falar é que ela te ama.
- Então no fundo você é uma pessoa romântica.
Bom, sim.
- Ambos o seu filme e On the Road, de sua namorada Kristen Stewart, estão competindo em Cannes. Quem merece ganhar? Bella ou Edward?
O melhor é claro.
- Um dos seus melhores amigos, o ator britânico Tom Sturridge, está esperando um bebê com Sienna Miller. Você gostaria de ser pai?
Claro. Talvez não agora, mas sim óbvio.
- Você e Kristen já fizeram qualquer plano?
Ainda não. Não planejamos nada.
- Você se sente preparado para morar com ela?
(ele cantarola para disfarçar sua vergonha) Estou preparado para tudo.
- Vocês sempre estão longe um do outro por trabalho. Você acredita em relacionamentos em longa distância?
Realmente penso que sim.
Eu sabia que o publicista dele estava de butuca. Ele se intromete e me diz “Você já fez muitas perguntas pessoais”.
- Você sempre interpretou personagens dramáticos. Você gostaria de fazer algo cômico?
Muito, mas é bem difícil encontrar bons roteiros. E mais do que tudo, é realmente difícil fazer as pessoas rirem. É uma das coisas que mais assusta as pessoas que fazem meu trabalho.
- Se você não tivesse se tornado um ator o que teria sido?
Como criança eu teria te respondido pianista, mas acho que eu teria sido escritor. Escrevo muito, sempre que eu posso.
- Você conheceu DeLillo?
Sim, em Cannes. Foi incrível. Li o livro sensacional que é Cosmopolis enquanto o gravava, mas eu já tinha lido muitos outros livros dele.
- Você lê muito?
Oh sim.
- Qual é o seu livro favorito?
Dubliners de James Joyce.
- O que você acha do pessoal de Los Angeles, que é sua cidade agora?
Tenho que admitir que me levou muito para gostar deles, mas agora gosto de lá, especialmente porque tem o mar. Mas sinto falta de Londres, e estou percebendo isso agora que estou de volta.
- A rainha Elizabeth celebra seus 60 anos de reinado, o que gosta sobre ela?
Gosto de sua inteligência. Ela parece ser uma mulher muito inteligente.
- E as irmãs Middleton? De quem você gosta mais?
Provavelmente Kate.
- Você acha que depois de Cosmopolis você será capaz de finalmente se livrar de Edward Cullen?
Eu estou bem se as pessoas conseguire+m apenas assistir esse e outros filmes que farei sem serem influenciadas por Twilight.
- Johnny Depp, que Tim Burton queria para o papel de vampiro em Dark Shadows, disse que ele é o vampiro Alpha. Você tem alguma objeção com isso?
Não. Na verdade ele é bem durão.
- Nos diga a verdade, você sente saudades de Twilight?
Terminei de gravar as ultimas cenas algumas semanas atrás, então ainda é bem cedo. Talvez em alguns anos. Talvez.
Via RobPattinson e Foforks
Nenhum comentário:
Postar um comentário