sábado, março 20

Twilight entra em currículo de Faculdade

Algumas semanas atrás, nós ficamos sabendo que a Universidade de Cambridge estava introduzindo a saga Twilight em seu currículo da Faculdade de Educação, de modo a compreender melhor as crianças e sua relação com os livros atuais. A série também adentrou os planos de escolas de ensino médio, para listas de leitura de Inglês, e mais além.

Agora, a primeira matéria universitária completa sobre a série Crepúsculo foi aprovada, segundo a Dra. Natalie Wilson, professora da San Marcos Women’s Studies, no estado da Califórnia, que estará lecionando.

Wilson, que atualmente está escrevendo uma análise do impacto da saga sobre a cultura popular, revelou que o curso será intitulado “Crepúsculo: os textos e os fãs” e que os fãs de fora da sala de aula também serão capazes de participar do curso de diversas maneiras. Aos reais alunos do curso será concedido crédito geral por assistir às aulas.

Os planos de Wilson visam elaborar materiais do curso com uma mistura dos livros, teorias derivadas dos livros, os filmes, paródias, e a comunidade social e de fãs da internet. Os alunos da classe serão convidados a desenvolver reações e críticas a estes materiais em uma de várias maneiras (inclusive através de paródias, sátiras, blogs ou textos).

O curso também será o único que irá envolver a comunidade de fãs na internet de duas maneiras. Primeiro, os fãs que não é um membro da classe de Twilight será capaz de acompanhar e participar através do blog do Dr. Natalie Wilson. Em segundo lugar, os membros da sala de aula serão encorajados a estender a mão para a comunidade fã de Twilight e aprender mais sobre os blogs e sites de notícias que estão lá fora.

Em seu blog, Wilson postou sobre a aprovação do currículo, dizendo o seguinte:

“Eu posso ouvir todos os opositores que dizem que Twilight não tem nada a nos ensinars gritando “Oh, é o fim da Faculdade!” Bem, os mesmos argumentos foram feitos quando Harry Potter, Buffy, e cursos de Star Trek foram para o currículo. Como esses cursos têm provado, examinando os textos e cultura popular tem muito a nos dizer sobre a nossa época histórica, sobre a raça, classe, gênero, sexualidade, filosofia, literatura, etc.”

Wilson considera-se uma fã crítica, em que ela pode apontar a controvérsia em alguns aspectos e as mensagens da saga, mas ela afirma que é fã da série e acha que a série tem tanto mensagens positivas quanto culturamente subversíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário