terça-feira, agosto 2

Fãs entrevistam Bill Condon

Os fã-sites Twilight Lexicon.com, HisGoldenEyes.com, TwilightersAnonymous.com,Twilightish.com, Official Twilight Facebook, TwilightMoms.com,TwilightSeriesTheories.com e o Twilight Poison.com tiveram a oportunidade de entrevistar o diretor de AmanhecerBill Condon. Ele compartilha muitas informações.
P: Sobre a cena da lua-de-mel, eu percebi, claro, o humor presente. Por que vocês decidiram fazer assim e como chegaram a essa decisão?Bill: Sobre ser engraçado quando ela está se preparando? Apenas pareceu humano. É, novamento, fazer parecer o mais real possível, é como qualquer pessoa estaria naquele momento de “Meu Deus, vai rolar” é algo que vai acontecer naquela noite. Deus, é Bella depois desse tempo todo. E é um vampiro, sabe? Mas agora é o momento e é sobre fazer o mais relacionável possível. Sabe, você escova os dentes pela décima vez e faz tudo para se preparar, o que, é claro, não consegue. E do jeito que editamos, tivemos que cortar bastante para parecer essa coisa nervosa e apressada. Sabe como a Kristen faz? (ele fica batendo os dedos na mesa impacientemente, todos riem) Foi o ritmo disso, e combinamos com o jeito que apresentamos a cena.
P: Você tem experiência com trabalhar com muitas crianças, como foi trabalhar com as Renesmees?Bill: Ah, sim (risos). Isso é na Parte 2! Eu já trabalhei um pouco antes, mas não tanto quanto agora. Primeiramente a Mackenzie, ela tem 10 anos, mas parece ter 30. Ela é tão madura e esperta, então isso foi um prazer. Às vezes era difícil porque as outras atrizes estavam lá. Eram sempre as expressões de Mackenzie e coisas assim, então era algo muito especificamente técnico que eu estava aprendendo a fazer a medida que fazia. Mas tenho que dizer que as meninas ajudaram muito.
P: Tivemos o prazer de ter Stephenie Meyer trabalhando nos filmes. Como é trabalhar com Stephenie diretamente?Bill: Foi ótimo, você a conhece. Ela é tão realista, sabe? E tão… é interessante, e não sei se foi algo que aconteceu com o decorrer do tempo ou se ela sempre foi assim, mas ela também ama filmes. E está conhecendo bastante sobre o processo e o que é preciso fazer para não estragar o projeto, às vezes tem coisas que funcionam no papel, mas não ficam bem cinematograficamente. Como a cena que vocês viram que não estava no livro, certo? É apenas sugerido no livro mas se torna muito dramático no filme, quando Jacob se separa do grupo de Sam, não é como se o Sam fosse atacar imediatamente. Ele vai esperar o melhor momento de agir, sabe? E agora eles estão presos na casa, é um cerco. Eles não têm se alimentado. Então, eles estão enfraquecendo enquanto os lobos estão ficando mais fortes e mais próximos. E Jacob tem que achar uma maneira de ajudá-los a sair. Então ele faz isso, e não quero contar muito, mas é quando ele diz “Não, eu vou cuidar disso porque eles confiam em mim.” É quando você está se perguntando se é verdade, o Jacob está hesitante. É outro conflito interessante que acontece e cria um filme melhor.
P: Houve algo que você achou desafiante? Algo desafiante ou que você estivesse muito animado para filmar?Bill: Acho que são dois lados da mesma moeda. E a maioria das coisas mais animadoras, algumas, foram as mais assustadoras. Eu acho que todos os filmes têm isso. Nesse foram os lobos falantes, certo? Estamos finalmente fazendo isso. O ponto de vista dos lobos e capturar como eles se comunicam. Isso foi assustador. O ‘Imprinting’ foi definitivamente assustador, o parto foi assustador. Eu diria que essas foram as três grandes idéias do livro que tiveram que ser capturadas e serem animadoras e acho que dá para ir no caminho errado. E espero que não tenhamos errado.
P: Com o parto, como você falou, é um parto violento, e a briga eminente com Volturi, e a lua-de-mel e as cenas de sexo. Sabendo todos aqueles aspectos, foi difícil chegar a censura 12 anos? Você primeiramente chegou na censura 18 anos e depois foi editando? Como você lidou com isso?Bill: Sabe, eu acho que é um bom desafio porque o que faz um filme censura 18 anos é literalmente mostrar e se você criar uma regra para si mesmo: eu não vou mostrar, não vai ser nudez frontal, ninguém quer isso, não é apropriado aqui, mas terá cenas de amor intensas. Ou, novamente, não vamos mostrar cenas de sangue espirrando nas paredes, mas será muito visceral. Na verdade se torna um desafio muito divertido se certificar que você tem a mesma experiência sem ter que assistir a algo clínico. Eu acho que é até melhor. Existem ótimas cenas de amor em filmes de censura 12 anos, sabe?
P: Uma das perguntas do painel da Comic Con foi qual o seu filme favorito da Saga? Como foi ouvir todo o elenco dizer que é Amanhecer?Bill: Bem, primeiramente, eu estava brincando quando disse Amanhecer. E Taylor disse isso. eu acho que Kristen foi cuidadosa ao dizer que amava Crepúsculo. Eu tenho um grande respeito por todos os diretores que já trabalharam antes de mim e acho que fizeram trabalhos incríveis, e muito diferentes. Isso foi algo que me fez querer trabalhar nesse projeto. Porque eu não consigo pensar em uma série como essa onde é o mesmo… bom, acho que Harry Potter, mas eles parecem ficar mais próximos em estética do que esses filmes. Mas tem-se o material de fonte, e Melissa fazendo o roteiro, e o elenco em comum, os filmes parecem ser bem diferentes. De qualquer modo, eu acho, se houvesse alguma maneira de dizer que eu sinto que tenho uma levemente injusta vantagem com esses filmes onde tanto acontece. Os filmes do meio estavam preparando as coisas. E acho que quando se é um escritor, o mais difícil é o segundo ato, e aqueles eram filmes de segundo ato.
P: Como você se sente terminando a série com os dois últimos filmes e tendo uma base de fãs já estabelecida, o que pode ser algo instável. Você está lidando com muitas mulheres (Bill ri).Bill: Foi o que tornou interessante. Não que eu ia fazer o próximo, mas que ia fazer o último. Ou um dividido em dois. Porque é uma chance de… não sei… (pausa) deixe-me dizer assim, eu acho que é parte do que o torna tão especial. Você conta que as pessoas estarão mais abertas de um jeito que, se estivéssemos fazendo isso pelos próximos 20 anos, podiam dizer “Ah, eu vou pular esse,”, mas eu sinto que há uma urgência para fazê-lo, foi mais uma razão para participar.
P: Acho que além de ser o último, a maioria dos fãs acha que os filmes melhoraram com o passar da Saga, você sentiu uma pressão ainda maior sabendo que existem grandes expectativas para Amanhecer?Bill: Acredite em mim, eu sinto a pressão (risos). E já tive um gostinho disso. Quando mostramos o teaser e o cabelo loiro da Tanya, e não é loiro-avermelhado, não da sua cor (aponta para Amanda do TwilightMoms) muitas pessoas ficaram irritadas com isso. Então não há dúvida, são fãs incríveis mas muito expressivos também, portanto sei que ouvirei sobre coisas assim. Mas você faz escolhas baseado no rosto de alguém e da maneira que as pessoas ficam juntas e coisas assim.
P: Perguntei a Ashley sobre as mudanças no cabelo da Alice e como está agora e ela disse que vocês estavam preocupados como os fãs iam reagir a outra peruca e um corte de cabelo diferente, esperando que estivesse mais próximo do descrito no livro e os fãs aprovariam?Bill: Levando em consideração que o cabelo não cresce, eu presumo que no próximo ela vai estar careca? (risos) Mas acho que nesses filmes, com as mudanças de tempo e moda, mesmo com o passar de 4 ou 5 anos, então para ela, que tem um senso de moda tão forte, especialmente nesse filme onde ela está dando uma festa de casamento que representa a sua compreensão de um casamento Eduardiano que Edward teria, e também a fez pensar no tempo que aquelas pessoas viviam. Com isso começamos com ela tendo um estilo mais petulante no casamento, que acho que vocês possam ter visto um pouco no trailer. Como se dissesse, quem é a pessoa mais estilosa do mundo? Ainda é Audrey Hepburn. Vamos dar a ela um pouco de Audrey. Se alguém iria mudar o cabelo seria Alice. Eu acho que nisso dá para acreditar. E sem falar nos inúmeros visuais de Jackson Rathbone (todos riem), o que vocês acham? Eu acho que ficou bom.
P: Os atores são constantemente perguntados sobre cenas emocionalmente desgastantes. Você, como diretor, tem cenas assim? Quais cenas em Amanhecer foram as mais difíceis de se desligar da emoção?Bill: Você tem que se forçar, porque a próxima cena é dali a uma hora ou na manha seguinte, mas cara, certamente houveram partes durante o processo onde há uma onda de adrenalina quando termina porque tantas coisas podem dar errado. Como a cena do parto, eu sempre volto a ela, mas essa foi inacreditavelmente intensa. Taylor, ele está muito triste, mas Rob, você vê ele tentando trazê-la de volta, e a angustia e o pânico, e a Kristen está dando tudo de si. Todo o esforço do parto, mas ela também é a melhor pessoa morta que já vi (todos riem) e isso não é fácil porque tinham tomadas de um minuto e ela não piscava. Ela parecia não respirar. Eu não sei como ela fez isso, mas foi muito intenso. E no final das gravações em Louisiana, já estávamos gravando há meses, meio cansados e todos desgastados, todas as nossas defesas estavam baixas e foi umas das coisas que pareceu real enquanto acontecia. Isso que é ótimo no set, quando você sabe que algo real aconteceu, quando a equipe está repentinamente quieta e todos estão prestando atenção, e quando você sabe que está acontecendo bem na sua frente e todos estão cientes disso, sabe.
P: Você é um diretor muito experiente, e o elenco vai de estreantes a atores como Kristen que já esteve em dezenas de filmes. Houve algo que alguém do elenco tenha te ensinado?Bill: Ah, claro que sim. E eu sou experiente mas estive em apenas metade, ou talvez um terço dos sets que Kristen já esteve, sabe? E não vou nem pensar em Michael Sheen, então, você sempre aprende em filmes. Mas especificamente nesse os atores conhecem muito bem seus personagens, alguém como a Kristen, ela estará dirigindo filmes em breve. Ela conhece tudo sobre o processo – tudo. E ela sabe, “Meu Deus, eu devia abrir o meu olho um centímetro a mais da próxima vez” e coisas assim. Ela é uma grande colaboradora, e se você explicar “Certo, isso não parece muito natural, mas vale a pena tentar” eu entendo. Mas nós ficávamos muito tempo sentados falando sobre o roteiro por semanas. E tínhamos muitas idéias, não apenas ela, mas ela tinha muitas, e dizia muito “Ah, esse é uma ótima idéia.” Então, sim, o tempo todo.
P: Um dos lugares mais loucos por Crepúsculo, um dos lugares mais apaixonados por Crepúsculo no mundo é o Brasil, como você lidou com as gravações lá com tantos fãs, que são muito diferentes dos fãs nos Estados Unidos, que as muito apaixonados…?Bill: Mas respeitadores. Foi interessante. Sabem que o Rob já contou a história onde estávamos gravando (risos) mas todos estavam na rua fazendo uma festa e de repente uma garota estava em cima dele (imita braços ao redor do pescoço do Rob, a expressão de surpresa do Rob). E acho que decapitaram a menina (todos riem) porque eu perguntei por ela duas horas depois e ninguém sabia onde ela estava. (risos)
P: Você planeja algo especial para o Brasil?Bill: Eu espero que sim, certamente. Eu quero voltar para o festival de cinema de lá. Não sei se esse ano, ou no próximo. Mas devemos fazer algo sim porque o Brasil é uma parte muito importante do filme. E foi ótimo, eu me diverti muito lá.
Traduzido por: Juliana // Portal Twilight

Nenhum comentário:

Postar um comentário