sábado, fevereiro 11

Detalhes sobre a Transformação de Bella e Reneesme na Parte 2



Bill [Condon] me disse que “eles iriam dividir em duas partes porque o livro era tão largo,” relembra John Bruno, o supervisor de efeitos visuais americano, de seu encontro inicial com o escritor/diretor e ganhador do Oscar para discutir a adaptação cinematográfica de Amanhecer. Bruno estava intrigado com o conceito. “Bella [Kristen Stewart] se casa, faz sexo com um vampiro, engravida, perde peso, fica doente, está próxima de morrer, eles forçadamente tiram o bebê de dentro dela, ela morre e volta como uma vampira na parte 1; na parte 2, nós conseguimos entender tudo que acontece com ela como uma vampira. Eu pensei, ‘Bem, isso é diferente. Eu gosto disso.’” 1275 filmagens de efeitos visuais tiveram que ser completados dentro de um calendário de três meses. “Foi decidido que os lobos seriam responsabilidade de Phil Tippett.” Além de aperfeiçoar a mudança das criaturas haviam duas questões prioritárias “As outras coisas eram o ‘Efeito Bella’ e a bebê Renesmee, que no próximo filme cresce rapidamente [uma adulta].” Bill Condon precisava ser guiado por esse mundo não-familiar dos efeitos visuais. “Bill disse, ‘Eu acredito, você sabe o que está fazendo,’” relembra Bruno que teve que abordar uma preocupação primordial do cineasta; Condon não queria que as atuações de seus atores fossem substituídas digitalmente. “A maior coisa em toda essa abordagem foi nunca perder a expressão e a emoção nos olhos dos personagens.”


“No filme 1, Bella iria perder muito peso e parecer com bulimia,” declara John Bruno que utilizou uma combinação de prática e efeitos CGI para fazer as 200 tomadas inacreditáveis do ‘Efeito Bella’. Sob a supervisão de John Rosengrant, a empresa Legacy Effects fez uma série de aparelhos que foram adicionados a atriz Kristen Stewart durante uma sessão de três horas de maquiagem; foram desenhados para afundar seus olhos, e aumentar os ossos do rosto, queiro e clavículas. Foi feita a filmagem de teste e enviada para Lola VFX que foi responsável por apertar e emagrecer a imagem. “A razão principal para usar as próteses foi a esperança que muitas filmagens seriam boas o suficiente na câmera, e reduziria o número de filmagem digital,” explica o supervisor de efeitos visuais, Edson Williams, da Lola VFX que antes já havia colaborado com Bruno ao fazer Magneto (Ian McKellen) e o Professor X (Patrick Stewart) parecer 25 anos mais jovem em X-Men: The Last Stand (2006). “Acabou criando mais trabalho para nós porque os aparelhos foram presos na têmpora, criando umas sombras estranhas que tiveram que ser removidas; além disso, nós tivemos que distorcer as próteses até onde a linha da têmpora de Kristen existia.”
“Alterar o corpo de Kristen Stewart foi um desafio incrível,” admite Edson Williams. “Felizmente, a Legacy criou um manequim absolutamente incrível de uma Bella emagrecida; nós constantemente nos referimos as deformações no corpo de Bella. Muitas das filmagens tinham deformações de rosto e corpo, então nós emagrecemos os antebraços e pernas de Kristen, e adicionamos cristas ósseas a dobra de seus dedos.” O material de referência original teve que ser abandonado. “Durante nossa fase de desenvolvimento inicial do ‘Efeito Bella’ nós vimos imagens de jovens mulheres famintas. As imagens eram apavorantes, e nós imediatamente começamos a procurar por outra fonte, algo mais suave. Nós acabamos nos referindo a modelos de passarela e moda com essas mandíbulas e maças do rosto definidas.” Ajustamentos tiveram que ser feitos. “John imediatamente notou que estávamos reduzindo a largura da linha da mandíbula de Kristen Stewart; uma vez que restauramos a largura original, ela imediatamente pareceu mais magra.” As principais referências em 3D foram utilizadas pra cada filmagem. “Lola VFX desenvolveu um truque para emagrecer uma imagem em 2D localizada em uma geometria 3D. Essencialmente, nós tivemos duas cabeças 3D de Kristen Stewart, uma normal e outra que estava abatida em Z-brush. Projetamos a fotografia da placa para o modelo normal de 3D; em seguida, com base na superfície normal, transferimos a cor para o modelo 3D encolhido. Funcionou porque os dois modelos tinham os mesmos números de vértices, e nós fomos deformando a espinha orbital e as maçãs do rosto.

“Nosso maior desafio foi manter seu visual durante as filmagens”, revela Edson Williams. “Mudar a posição da câmera e alterar a iluminação criou muitas variações no rosto de Kristen, então, tivemos que ajudar as deformações entre as filmagens. Usar um rastreados 3D emagreceu a Kristen, CyberScan foi fundamental pra isso e nos permitiu manter sua crista óssea e seus ossos da bochecha. Os olhos foram problemáticos porque tivemos que deixá-los bem dentro de seu rosto sem fazer com que ela pareça um zumbi. Bill Condon foi muito particular com o visual da região dos olhos da Kristen. Acabamos reduzindo nosso trabalho inicial para que os olhos não chamassem muita atenção”. John Bruno ficou agradado com o resultado final. “Durante os ultimos 35 minutos do filme, um dos personagens diz ‘você parece horrível’. Kristen está uns bons 4.55kg mais magra. Você teria que ver as fotos antes/depois para ver isso. Them uma parte em que ela levanta, abaixa seu roupão e encara seu corpo no espelho; seus ossos e costelas estão à mostra. A audiência arfa”. Bruno observa: “é uma grande revelação no filme e “valeu muito”. Ajudar o supervisor de efeitos visuais foi o que apoiou a atriz principal. “Kristen foi um grande divertimento. O que dizíamos pra ela era ‘nós vamos fazer você ficar feia’. Como atriz, sua grande coisa é sobre beleza e ficar bonita; o que íamos fazer não estava em seu controle e ela nos deixou fazê-lo”.

Os problemas pioraram para a personagem principal, que estava grávida. “Bella está gritando porque o bebê está quebrando seus ossos e ela cai no chão; eles não a jogaram em uma maca e tiraram o bebê. É sangrento,” conta John Bruno. “A única coisa que eles não fizeram no livro foi ter lançado sangue para todo lado.” Kristen Stewart sentou em um ângulo de 30 graus e em uma cadeira situada debaixo de uma mesa para examinação; seu tronco estava exposto, ombros e braços enquanto à sua frente estava o bebê. A sequência é filmada pela perspectiva de Bella. “Bill queria que o nascimento fosse visivelmente realista e emocionalmente fascinante para o público. Era importante para nós usarmos Kristen Stewart o quanto podíamos enquanto gravávamos a cena. Nós queríamos que o público tivesse passando pela experiência do nascimento junto com ela – e todos disseram que isso aconteceu.” A Pulp Fiction (1994) momentânio ocorre na sequência. “Há uma parte onde Edward pensa que ela morreu; ele pega uma enorme seringa de cavalo cheia de veneno de vampiro e dá uma apunhalada no coração dela. Fizemos isso em uma filmagem de largura média. Quando o filme saiu para a avaliação, Bill me chamou e disse, ‘Tivemos um R rating’. Eu fiquei tipo, ‘Ah, isso significa que eu vou ter que tirar minha cena favorita.’ A ideia total era que se você, na tradição dos vampiros, apunhala ele no coração é para matar, mas essa apunhalada era para reviver Bella. Ele disse, “Não, todo o sangue e o nascimento foi bom. Temos que cortar as cenas de sexo.’”

A Lola VFX também manipulou digitalmente o rosto do bebê recém-nascido. “Renesmee foi baseada em mais de 30 bebês fotografados usando a projeção Lola”, Edson Williams diz. “Acabamos usando pequenas partes de 5 desses bebês para fazer o rosto final, tipo um patchwork no bebê. Os olhos foram inspirados nos olhos de Kristen Stewart. O bebê robô foi criado para a cena do imprinting de Jacob; ele vê o futuro e observa ela crescer e virar uma mulher. A revelação é um ponto fundamental para Amanhecer – Parte 2 (2012). Todas as cenas de Renesmee foram baseadas na atriz de 10 anos, Mackenzie Foy, é um desafio comprovado quando nós tivemos que fazer essa garota de 10 anos parecer que tem 18″, afirma Williams. “Para realizar essa tarefa, filmamos uma modelo de 18 anos correndo por um parque, e depois capturamos a performance de Mackenzie na Lola Projection Rig. Usando o software Flame, modicamos o aspecto facial de Mackenzie para parecer muito mais velha, em seguida modificamos um CyberScan de Mackenzie para combinar com as proporções mais velhas criadas no Flame. A imagem mais velha de Mackenzie foi projetada na Mackenzie mais velha na geometria 3D, e depois foi combinada em conjunto de dados que foi rastreado em um modelo que corria através do parque. Para criar uma representação precisa de uma futura Mackenzie utilizamos as mesmas técnicas usadas para encontrar uma criança desaparecida. Foi divertido tentar advinhar como uma criança pareceria em 8 anos, essas foram as filmagens mais divertidas que trabalhamos. Em 8 anos tivemos que descobrir o quão precisa nossa filmagem da nossa Mackenzie de 18 anos é.

Durante a premiere de Breaking Dawn – Part I, o veterano dos efeitos visuais testemunhou pela primeira vez em 30 anos de carreira, um público de 7000 pessoas gritando. “Breaking Dawn – Part II começa um minuto depois da última filmagem do outro filme. Filmamos o um e dois ao mesmo tempo em 31 dias.” Às vezes a única diferença no set seria a mudança da mobília ou os quadros nas paredes que foram trocados. “O Clã dos Lobos junta-se ao Clã dos Cullen para lutar contra o Clã dos Volturi; é uma batalha gigante no final para matar o bebê.” Phil Tippett comenta, “As programações das filmagens sobre essas coisas estavam absolutamente insanas e filmamos os dois filmes, Breaking Dawn – Part I e Breaking Dawn – Part IIconsecutivamente, e eu não recomendo a ninguém porque é difícil demais fazer um único filme.” Tippett concorda com a decisão do estúdio de não seguir uma tendência tecnológica atual que é vasta em Hollywood. “Summit conhece seu público. O conteúdo não exige 3D.” Ele acrescenta, “Bill não se preocupou com as coisas técnicas e ficou preocupado apenas com o drama e o aspecto das histórias no filme, então todas as discussões foram muito criativas.” Bruce Woloshyn acredita, “O mais legal em Breaking Dawn é que para todos os fornecedores teve a mesma gama de emoções tipo ‘Uau, isso é um efeito visual’ para milhões de coisas que são invisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário