sexta-feira, fevereiro 10

Detalhes Sobre A Transformação De Bella Em Amanhecer

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Trevor Hogg conversa com os supervisores de efeitos visuais John Bruno, Phil Tippett, Edson Williams e Bruce Woloshyn sobre o making of de ‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1′:
“Bill [Condon] me disse que eles iam dividi-lo em duas partes, porque o livro era muito grande”, lembra o supervisor de efeitos visuais americano John Bruno de sua primeira reunião com o diretor-roteirista vencedor do Oscar para discutir a adaptação cinematográfica de ‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer’. Bruno estava intrigado com o conceito. “Bella [Kristen Stewart] se casa, faz sexo vampírico, fica grávida, perde 14 quilos, fica doente, está perto de morrer, eles tiram o bebê a força de dentro dela, ela morre e volta como um vampiro na primeira parte; na segunda parte, temos de experienciar tudo o que acontece à ela como uma vampira. Eu pensei, ‘Bem, isso é diferente. Eu gosto disso. “1275 tomadas de efeitos visuais tiveram de ser concluídas dentro de um cronograma de três meses. “Foi dividido que os lobos seriam [responsabilidade de Phil] Tippett.” Além de aperfeiçoar a característica transformação das criaturas existiam duas questões mais importantes. “As outras coisas eram o ‘Efeito Bella’ e o bebê Renesmee que, no próximo filme. se desenvolve rapidamente [em um adulto].” Bill Condon precisava ser guiado pelo mundo desconhecido dos efeitos visuais. “Bill disse, ‘Eu confio que você sabe o que você está fazendo’”, lembra Bruno, que teve que enfrentar uma grande preocupação do cineasta; Condon não queria que as performances de seus atores fossem substituídas digitalmente. “A coisa mais importante em toda esta abordagem foi nunca perder a expressão e a emoção dos olhos dos personagens.”

“Em um filme, Bella ia perder peso e parecer muito bulímica”, afirma John Bruno, que utilizou uma combinação de prática e efeitos CGI para fazer as 200 tomadas de ‘Efeito Bella’ críveis. Sob a supervisão de John Rosengrant, a empresa Legacy Effects de efeitos fez uma série de apliques que foram adicionados à atriz Kristen Stewart durante uma sessão de maquiagem de três horas; eles foram concebidos para afundar seus olhos e realçar seus ossos da face, queixo e clavículas. Testes foram filmados e enviados para Lola VFX, que foi responsável por apertar e diminuir a imagem. “A principal razão para o uso das próteses era a esperança de que muitas tomadas seriam boas o suficiente na câmera, e iria reduzir o número de filmagens digitais”, explica Edson Williams, supervisor de efeitos visuais da Lola VFX, que já havia colaborado com Bruno em fazer Magneto (Ian McKellen) e Professor X (Patrick Stewart) parecerem 25 anos mais jovens em ‘X-Men: O Confronto Final (2006)’. “Isso acabou criando mais trabalho para nós, porque os apliques eram presos nas têmporas, criando sombras estranhas que, em seguida, tiveram que ser removidas e, além disso, tivemos que deformar a prótese até onde a linha natural do rosto de Kristen existia.”
“Alterar o corpo de Kristen Stewart foi incrivelmente desafiador”, admite Edson Williams. “Felizmente, Legacy criou um boneco absolutamente incrível em tamanho natural de uma Bella emagrecida; nós constantemente recorremos a isso para deformações corporais. A maioria das tomadas tinha deformações faciais e corporais então nós diminuímos os antebraços e pernas de Kristen, e acrescentamos cristas ósseas para os nós dos dedos.” O material de referência original teve que ser abandonado. “Durante a nossa fase de desenvolvimento inicial do ‘Efeito Bella’, víamos imagens de jovens mulheres passando fome. As imagens eram horríveis e imediatamente começamos a procurar outra fonte, algo muito mais suave. Acabamos usando como referência modelos magras de passarela, com mandíbulas e maçãs do rosto muito definidas.” Ajustes tinham de ser feitos. “John imediatamente percebeu que estavam reduzindo a largura da mandíbula Kristen Stewart; uma vez que restauramos a largura original, ela imediatamente apareceu mais magra.” Referências de cabeças 3D foram usadas ​​em cada tomada. “Lola VFX desenvolveu um truque para envolver uma imagem 2D em vídeo de geometria 3D. Essencialmente, nós tivemos duas cabeças em 3D de Kristen Stewart, uma normal e uma emagrecida no Z-brush. Projetamos a fotografia chapada para o modelo normal em 3D; em seguida, com base na superfície normal, transferíamos a cor para o modelo 3D emagrecido. Funcionou porque ambos os modelos tiveram o mesmo número de vértices, e nós só deformávamos a crista orbital e maçãs do rosto.”
“Nosso maior desafio foi manter uma aparência consistente em todos as tomadas”, revela Edson Williams. “Mudando a posição da câmera e pequenas alterações na iluminação criava grandes variações no rosto de Kristen, então teríamos que ajustar a quantidade de deformações entre cada corte. Usando um rastreador 3D [PFTrack] emagrecendo Kristen Stewart, CyberScan foi fundamental para esta consistência e permitiu-nos manter a colocação exata de sua crista orbital e maçãs do rosto. Olhos eram sempre problemáticos porque tivemos que afundá-los de volta no rosto de Kristen, sem fazê-la parecer macabra. Bill Condon foi muito específico com a aparência da região dos olhos de Kristen. Acabamos reduzindo nosso trabalho inicial para os olhos fundos não chamarem muita atenção.” John Bruno ficou satisfeito com o resultado final. “Nos últimos 35 minutos do filme, um dos personagens diz: ‘Você está horrível.’ Kristen estava uns bons 6kg mais magra. Você teria que A/D as [antes e depois] imagens para ver isso. Em seguida, há uma cena em que ela se levanta, abaixa o ropão e olha para si mesma em um espelho, seus ossos e costelas estão aparecendo. Tira o ar da platéia.” Bruno observa, “É a grande revelação no filme e isso compensa muito bem.” Ajudar o supervisor de efeitos visuais era o apoio corajoso da atriz principal. “Kristen é uma grande esportista. O que estamos dizendo para ela é: ‘Nós vamos fazer com que você não pareça bem.’ Como atriz a coisa toda é sobre beleza e parecer bem, o que íamos fazer era além de seu controle e ela nos deixou fazer isso. “
O assunto piora para a personagem principal grávida. “Bella está gritando porque o bebê está quebrando seus ossos e ela cai no chão; eles a jogam em uma maca e arrancam o bebê. É sangrento”, conta John Bruno. “A única coisa que não fizemos no livro era ter sangue jorrando por todos os lados.” Kristen Stewart se sentou em um ângulo de 30 graus em uma cadeira situada por baixo da mesa de exame; ficou exposto seu torso, ombros e braços, enquanto na frente dela foi colocado o boneco em tamanho natural. A seqüência é filmada a partir da perspectiva de Bella. “Bill queria que o evento do parto fosse tão realista visualmente e emocionalmente cativante quanto possível para o público. Era importante nós usarmos Kristen Stewart tanto quanto pudéssemos enquanto filmava a cena. Queríamos que o público experimentasse o nascimento com ela o que todo mundo disse que aconteceu.” Um momento Pulp Fiction (1994) ocorre na seqüência. “Há um ponto onde Edward acha que ela morre; ele pega uma seringa cavalar cheia de veneno de vampiro e a apunhala no coração. Fizemos isso como um shot de largura média. Quando a classificação do filme saiu, Bill me chamou e disse: ‘Nós temos uma classificação R.’ Eu disse, ‘Oh, isso significa que eu perderei minha cena favorita.’ A idéia era que se você passasse pela cultura de vampiros, você os apunhala no coração para matá-los, mas aqui era apunhalhar Bella no coração para reanimá-la. Ele disse, ‘Não, todo o sangue e o nascimento está ok. Temos que cortar as cenas de sexo’”.
Lola VFX também manipulou digitalmente o rosto do bebê recém-nascido. “Renesmee foi baseada nas performances de mais de 30 bebês capturados usando o equipamento de projeção Lola”, comenta Edson Williams. “Nós acabamos usando pequenos pedaços e partes de cerca de 5 destes bebês para criar a aparência final, como um costurado de remendo bebê Franken. Os olhos eram CG e baseados nos olhos reais do bebê Kristen Stewart.” Um bebê CG foi criado para a cena em frente à lareira quando Jacob tem sua impressão; Ele olha para o futuro e vê sua idade em uma mulher adulta. A revelação configura um ponto de virada fundamental para ‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (2012)’. “Todos as filmagens da Renesmee se basearam em uma atriz de 10 anos de idade chamada Mackenzie Foy, isto provou ser um desafio quando tivemos de fazer esta menina de 10 anos de idade parecer ter 18 anos”, afirma Williams. “Para realizar essa tarefa, nós filmamos uma modelo de 18 anos que atravessa um parque e depois capturamos o desempenho de Mackenzie no Lola Projection Rig. Usando o software Flame, nós modificamos o rosto de Mackenzie caracterizado para parecer muito mais velho, e depois modificou um CyberScan de Mackenzie para coincidir com as proporções mais velhas criados no Flame. A aparência Mackenzie mais velha foi projetada na aparência Mackenzie mais velha em geometria 3D, e então este conjunto de dados combinada foi arrastado até a modelo correndo através do parque. Para criar uma representação precisa de uma futura Mackenzie, usamos as mesmas técnicas usadas para encontrar crianças desaparecidas. Foi divertido tentar adivinhar como uma criança ficaria em 8 anos, e estas foram as filmagens mais agradáveis em ​​que trabalhamos. Em 8 anos nós vamos descobrir o quão preciso o nosso shot de Mackenzie aos 18 anos Mackenzie realmente é.”
Durante a premiere de ‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1′, o veterano de efeitos visuais testemunhou pela primeira vez em seus 30 anos de carreira 7000 membros da platéia gritando. Questionado sobre a parte final, John Bruno observa, “‘Amanhecer – Parte Dois’ inicia um minuto após o último shot do filme. Filmamos o um e dois, ao mesmo tempo em 31 dias.” Às vezes a única diferença no set seria uma mudança na mobília ou as pinturas na parede estariam trocadas. “O clã de lobos junta-se ao clã Cullen para lutar contra o clã Volturi, é uma batalha gigante a fim de matar o bebê.” Phil Tippett aponta, “Os horários de gravação nessas coisas são absolutamente insanos e nós estávamos gravando dois filmes, ‘Amanhecer – Parte 1′ e ‘Amanhecer – Parte 2′ indo e voltando, o que eu não recomendo ninguém a fazer, porque já é difícil o suficiente fazer um filme.” Tippett concorda com a decisão do estúdio em não seguir a tendência tecnológica atual que varre Hollywood. “Summit conhece seu público. O conteúdo não requer 3D.” Acrescenta,” Bill não se preocupou com coisas técnicas e estava apenas preocupado com os aspectos dramáticos e história do show então todas as discussões eram muito criativas. “Bruce Woloshyn acredita, “O que é legal em Breaking Dawn é que para todos os diferentes expectadores durante toda a composição foi, ‘Wow, isso é um efeito visual!” a uma toneladas de material que é invisível.”

Fonte: strictlyrobsten

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