segunda-feira, março 26

As nitidas diferenças entre The Hunger Games e Twilight

 Nos meses que antecederam a estréia do épico filme de The Hunger Games, da Liongate, baseado no livro da querida Suzanne Collins, tem ocorrido muitas comparações com a Saga Twilight. Ambos são baseados em romances populares para jovens, e contam com um elenco também jovem. Mas, o que tem realmente em comum entre os dois filmes? Não muito, se você pergunta ao diretor Gary Ross e aos produtores por trás de The Hunger Games. “Eu acredito que Stephenie Meyer e Suzanne Collins, que são amigas, seriam as primeiras a dizer que realmente não são semelhantes”, disse Ross a The Hollywood Reporter. “Não pode haver dois filmes mais diferentes e duas séries de romances mais distintas”. A produtora Nina Jacobson, acrescentou que o que os projetos tem em comum são “que tem muitos fãs apaixonados, pessoas que querem compartilhar a experiência comunitária de amar um livro e ver que eles chegaram as
telonas”.

Twilight, o filme baseado na série de quatro livros de Meyer, segue com Bella Swan (Kristen Stewart) que se muda para a casa de seu pai e se encontra com um vampiro, Edward (Robert Pattinson), que vive entre os seres humanos, bebendo somente sangue de animais. Inexplicavelmente, eles se sentem atraídos um pelo outro apesar do perigo que significa para ambos.

The Hunger Games, o primeiro filme baseado na trilogia de Collins, é uma aventura épica que segue com Katniss Everdeen (Jennifer Lauwrence) de 16 anos de idade, que se vê obrigada a competir em um concurso anual televisionado, organizado pelo governo, onde 24 jovens são jogados em um estádio, e são obrigados a lutar até a morte, com um único sobrevivente, que é o vencedor.

Isto é o que os dois filmes tem mais em comum: Ambos são baseados em livros juvenis populares, estão cercados pelo fervor dos fãs, tem o potencial de sucesso e se focam em personagens femininos. Mas quando se trata do cenário, trama, personagens, público, interesses amorosos e a aceitação da crítica, os dois projetos não poderiam ser mais diferentes.
Twilight é essencialmente uma história de amor, assim que The Hunger Games, é uma aventura épica sobre a sobrevivência. É como comparar laranjas sanguessugas com maçãs futuristas combatendo até a morte. Estas são algumas das principais diferenças:


O Set
Os livros de Twilight se encontram ambientados em Forks, Washington, onde os vampiros podem viver entre os humanos. The Hunger Games está situado em um futuro distante da America do Norte, que foi renomeado de Panem. O país é completamente diferente, dividido em 12 distritos e governado por um governo totalitário, chamado de Capitólio. Não há vampiros.

Bella VS. Katniss
Mesmo ambas as história girem em torno de jovens mulheres, as duas são muito diferentes. Bella é consumida por seu amor pelo vampiro Edward. Uma vez que se encontra com ele, seu amor parece ser a única coisa que a mantém de pé. A prioridade de Katniss é a sobrevivência. Antes de ir para os jogos, tem que caçar ilegalmente para sobreviver e alimentar sua família. Depois de ser lançada em um concurso para a morte, deve utilizar toda a sua força física e habilidades de arco e flecha, para sobrevive.

Interesses Amorosos
O mundo dos romances de Twilight, gira em torno da relação entre Bella e Edward. Todo o perigo que correm se deve ao fato de que não podem viver um sem o outro. Embora exista um triângulo amoroso com Jacob (Taylor Lautner), isso é apenas uma moderada distração do amor verdadeiro entre Edward e Bella. Em The Hunger Games, Katniss não está muito segura do que quer, quando se trata de amor. Sua prioridade é a sobrevivência. Embora ela tenha uma estreita relação com Gale (Liam Hemsworth), seu companheiro de caça, e seu companheiro de tributo do Distrito 12, Peeta (Josh Hutcherson) claramente sente algo por ela, mas não está certa de que quer ficar com qualquer um deles.

O Público
The Hunger Games, ainda que seja o primeiro filme da franquia, está com previsão de ter uma estréia de fim de semana estelar, possivelmente arrecadando cerca de 130/140 milhões de dólares – em parte porque atrai um público muito mais amplo do que a Saga Twilight. Ao contrário de Twilight, o filme está levantando um grande interesse entre os homens. O primeiro filme de Twilight, publicado pela Summitt Entertainment em 2008, arrecadou 69 milhões de dólares a nível nacional em seu primeiro fim de semana.

Reação da Crítica
O primeiro filme de Twilight teve uma recepção mista. Teve uma classificação de 5.5 dos críticos do ‘Rotten Tomatoes’. Kirk Honeycutt da THR descreveu como “um romance de vampiros decepcionante com pouca compreensão emocional”. The Hunger Games tem atualmente uma classificação de 7.4 pelos críticos do ‘Rotten Tomatoes’. “The Hunger Games tem uma estrutura narrativa, uma função de movimento adiante e a personagem central, que não parece muito mal”, escreveu Todd McCarthy da THR. The Hunger Games estréia em 23 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário