sábado, junho 19

Harry Potter vs Crepúsculo: Não podemos todos viver juntos?

No começo, havia essa batalha entre Harry Potter e Voldemort. Depois a luta entre Edward e Jacob. E agora, a briga entre os fãs de Harry Potter e Crepúsculo.
Não tenho certeza sobre quando essa última começou, mas com as duas franquias perto de suas conclusões nas grandes telas, está esquentando. Às vezes é incentivada (ok, como quando EW perguntou qual dos dois clipes que estrearam no MTV Movie Awards parecia melhor, Harry Potter e as Relíquias da Morte ou A Saga Crepúsculo: Eclipse – Relíquias da Morte venceu com 88% dos votos). Mas às vezes não é, como quando foi espalhada a notícia de que Amanhecer pode ser dividido em dois filmes e a seção de comentários em nosso post sobre o assunto se tornou um fórum sobre como Crepúsculo estava copiando Harry Potter e seu final.
É compreensível que as pessoas queiram comparar as duas franquias – ambas são sensações fictícias do tipo série-virou-filme e tem fãs apaixonados que se estendem muito além do seu alvo. Mas por que tantas pessoas sentem a necessidade de discutir com alguém que diz que gosta do outro? É porque por mais que os fãs de Crepúsculo sejam numerosos, eles ainda se sentem como perdedores, sempre sob o ataque daqueles que erroneamente julgam a franquia como uma besteira para adolescentes (e não podem suportar que os devotos do menino-bruxo ganham uma passagem)? Porque os fãs de Harry Potter não conseguem entender por que as pessoas (e a mídia) insistem em falar sobre um triângulo amoroso entre um humano, um vampiro e um lobisomem, quando poderiam estar discutindo sobre as pesadas dificuldades que o bruxo enfrenta para sobreviver e derrotar o vilão que matou seus pais e agora está determinado a matar Harry, destruir Hogwarts e os valores que eles possuem?
Você pode quase esquecer que é possível apreciar as duas franquias, que você se trancou no seu apartamento no dia em que comprou Harry Potter e as Relíquias da Morte para que pudesse lê-lo antes que alguém contasse o final, e que você leu os três primeiros livros da Saga Crepúsculo um após o outro, nas férias, porque eles eram viciantes. Com certeza, você pode ter uma preferência entre os livros e opiniões sobre a qualidade da escrita e a atuação em cada um dos filmes. (Eu faço isso. Apenas uma das autoras me fez chorar em seu livro final, e apenas uma das franquias me fez desejar ter uma varinha para levantar em solidariedade no final do último filme.) Mas qual é a finalidade de inferiorizar um para elogiar o outro? Não podemos todos ser legais?
Fonte: popwatch

Nenhum comentário:

Postar um comentário