sexta-feira, novembro 4

“Amanhecer – Parte I” – press junket com Bill Condon



Pergunta: Como foi entrar nessa grande franquia?
Bill: Queria colocar minha mão no material, mas também agradar os fãs e ainda ter uma experiência cinematográfica. Fazer dois filmes também não foi divertido. Brincadeira, foi legal. Mas foi difícil. Mas pessoas como a Kristen tiveram dias onde ela era uma vampira pela manhã, grávida pela tarde, e estava morta a noite. Alguns dias foram difíceis.

Pergunta: A música sempre foi uma parte importante da Saga Twilight. Com o videoclipe de Christina Perri, que tipo de decisões ou influências fizeram parte da tomada de decisão?
Bill: Começou bem no início. A musica é uma forma de se contar histórias. É primordial para o filme. Há um momento quando Bella descobre que está grávida. Bella deixa o quarto, mas tem um momento em que ela se apaixona por seu bebê. Foi planejado para ser acompanhado por uma música. Recebemos muito material. Escutamos todas essas canções incríveis. Eu e meu assistente fizemos uma seleção. Então em dado momento escutamos uma música e ela é perfeita. O que estou tentando dizer é  que tentei abrir espaço para essas canções onde elas tem um papel importante no filme.

Pergunta:Quando o elenco trouxe boas idéias? E que tal ter Meyer por lá?
Bill: As primeiras pessoas que chegaram foram Rob, Kristen, e Taylor. Só sentamos em um sala falando sobre cada página do roteiro. Eles nos mostraram muita… quando um ator incorpora um papel você saberá disso, mais do que ele jamais saberão. Me encontrei com Rob uns meses atrás antes de começarmos. Estávamos conversando sobre Twilight. Ele disso algo de que não sabia antes. Ele vinha fazendo um vampiro cheio de arrependimentos e que odeia a si mesmo. Por causa de um episódio em que ele se afastou dos Cullen (anos 30s em Chicago) onde ele explorou como era matar seres humanos. Mas isso nunca foi mostrado nos filmes. Foi em  Midnight Sun onde isto foi mesmo explorado. Então tivemos uma conversa sobre isso,trabalhei com  Melissa, e colocamos  no começo do filme. Entendemos de onde Edward vinha. Então, coisas assim, tiramos tanto desses tipos de reuniões. Trabalhar com Steph foi incrível. Antes de conhecê-la ficávamos no Twilight Lexicon porque eles tinham uma linha do tempo melhor que as nossa. Mas ter Steph foi incrível, ela estava lá para nos ajudar.

Pergunta: De filósofo (acredito?) a cineasta? Como isso aconteceu?
Bill: Quando fui pra faculdade decidi expandir além da filosofia. Tinha as habilidades analíticas para ser um roteirista. As coisas que você aprende em filosofia te dão um certo tipo de ajuda. Assim que me formei fui para o cinema.

Pergunta: A química foi algo que sentiu quando os conheceu?
Bill: Começamos a filmar no Brasil. Eles estavam hospedados na praia, e então do lado de fora do hotel tinha gente o tempo todo e eles não podia sair de seu quarto. Fiquei impressionado com a forma como lidaram com tudo aquilo. Meio que entendi que fazia parte do interesse. Geralmente, uma coisa que é muito legal é,você trabalha em cada decisão e ela será estudada e recebida por um grande grupo de pessoas. Não vimos o filme ainda com um grande grupo de pessoas, a não ser ontem a noite. Rob e Kristen estão tão relaxados na atuação – é algo com que eles nem precisam atuar.

Pergunta: E Filmar em Vancouver, usando como substituto para Forks?
Bill: O mais legal é a casa dos Cullen, é onde a maior parte da Part 1 acontece, e boa parte da Part 2. Twilight foi lá mesmo, New Moon/Eclipse foi em  estúdio, em Breaking Dawn fizemos na floresta de Vancouver. Pudemos construir com cuidado e beleza. Passamos 4 meses em Baton Rogue. Tudo lá era tela verde o tempo todo. Não posso nem te descrever. Conhecia a casa tão bem. E depois, chegar lá em Vancouver, e entrar no mesmo set, exceto que era na natureza. Era tão estranho e belo. Quanto a contar a história, vou te dar um exemplo. Irina aparece no casamento o que não acontece no livro e então foge porque ela tem uma grande história com  Laurent que tinha sido morto pelos lobos que salvaram Bella. Então ela é uma parte importante do filme. Mas para não acontecer algo como “meu Deus, o que ela está fazendo alí?” você quer que tudo aconteça no tempo presente. E foi um de nossos princípios quando adaptamos. “Vamos nos certificar que possamos ao menos  mostrar as coisas e não apenas falar sobre elas.”

Pergunta: Os elementos de comédia.. há tantos tópicos sérios mas também há tantas cenas leves e engraçadas. Fale sobre a decisão de incorporar isso.
Bill: O brinde, desde o começo, era a parte do livro… Era algo que representava o casamento. Senti que seria uma forma tão boa de capturar tudo que é estranho e               desconfortável em casamentos. E estes personagens,quando você tem Billy Burke… Melissa escreveu esta parte e achei que eles ficaram ótimos. A cena com Bella – raspando a perna e tudo isso – você quer sempre sentir o que Bella está sentindo. E esta ansiedade incrível que qualquer um sentiria, você não tem como não tornar engraçado.

Pergunta: Uma das grandes diferenças com  Twilight vs seus outros filmes. É que tem bastante drama.
Bill: Mas eu gostei. Sou um grande fã de gêneros hollywoodianos clássicos. Permite que você mergulhe fundo, e fazer isso com câmera, musica, design, e cor. Eu entrei de cabeça. ´é um gênero valioso. Frequentemente coloca as mulheres e os sentimentos das mulheres no centro, o que é uma pena. Mas eu estava empolgado pelo drama.


Pergunta: Como você manteve os dois filmes separados? Um cronograma?
Bill: Não mantivemos. Juntei o roteiro, tinha 220 páginas. Part 2 começa  no *momento* em que a Part 1 termina. Encontramos a hora certa de encerrar o primeiro. Houve dias em que, Kristen era uma vampira de manhã e estava grávida e morrendo de tarde. Pobre Kristen tinha que ficar mudando o tempo todo.

Pergunta: Como ela ficou tão magra?
Bill: Ela perdeu um pouco de peso, maquiagem, e um pouco de efeitos especiais.

Pergunta: Você já considerou uma continuação da franquia Twilight depois de Breaking Dawn?
Bill: Não, mas as pessoas sempre perguntam. Da forma que entendo, a história contada do ponto de vista da bela está certamente encerrada. Se a Stephenie irá mostrar de outros pontos de vista – Não sei.

Pergunta: Acho ótimo como você está afinado com os fãs. Isto é pra eles. Ouvi que recebeu originalmente censura 18 anos?
Bill: Não foi realmente essa censura. Eles não classificaram. Disseram que ainda não estávamos atingindo a censura 12 anos. É uma coisa bem clínica. Porque é tão subjetivo eles tem regras bem específicas para a classificação. Tive de ser bem cuidadoso. Penetração, movimentos. Isso nunca era explícito. Não é muito diferente do que você vê. Qualquer coisa era considerada inapropriada por causa da  popularidade de Twilight; acabava tendo um foco maior.

Pergunta: Rob culpou a Kristen brincando.
Bill: Bem, ele está certo Rob. (risos)

Pergunta: Há um grande número de novos vampiros. Fale sobre a escolha do elenco?
Bill: Temos uma grande prévia dos novos vampiros na Part 1, o clã Denali. Você queria três atrizes que tivessem uma pequena característica do ‘outro mundo’, e acho que elas tem. Foi muito divertido o casting.

Pergunta: Fale sobre filmar no Brasil.
Bill: Começamos a lua de mel no Brasil. Achei ótimo. A equipe foi ótima. Tivemos alguns problemas com o clima.. Não podemos voltar por causa da chuva e dormimos em banheiras… na casa da lua-de-mel. Mas tudo foi mágico. Estávamos a cinco horas do  Rio, e tínhamos que pegar um barco pro set todo dia.

Pergunta: O que os fãs mais jovens vão achar desse filme? Ele pulou direto para os assuntos mais adultos.
Bill: Acho que os leitores mais jovens cresceram também. As preocupações não são mais as mesmas de quando ela se mudou do Arizona. Sempre falamos sobre.. se tirarmos vampiros e lobos da figura, sobre o que é o filme? É uma verdadeira história de amor, acordando toda manhã. Pelo menos, um deles está acordando.

Pergunta: Você pode falar sobre gerenciamento de elenco? Como você dá uma chance a todos de brilhar?
Bill: Interessante. Lembro que tínhamos cenas com os Cullens, e eu tinha 8 pessoas e pensava: “Ótimo! Hoje é um dia fácil..” Alguns dias tínhamos 27 pessoas no local e era uma loucura. É importante que todos tenham seu momento de definir quem são. Juntamos todos esses vampiros do mundo inteiro e precisamos mostrar quem são cada um deles e quais são seus poderes. A Stephenie estava lá – ela ajudou com os detalhes que nem estavam no livro. Mas este foi o desafio.

Pergunta: Você pode falar sobre o último dia de filmagem?
Bill: Foi quase o último dia. O último dia foi o meio de abril e nevou. Foi difícil filmar em Vancouver. Houve dois grandes momentos. Um foi a dança entre Kristen e Taylor, e Rob ficou até o fim. Terminou ao amanhecer. Todos se emocionaram e Kristen fez uma piada. Porque a última tomada.. Eu gritei corta.. ela começa a correr no vestido de casamento e começa a gritar “Jacob volte, volte, eu cometi um erro!” (risos) foi ótimo. E então naquele momento enquanto Alice e Jasper estavam dançando, mas todos estavam lá. Gritamos corta e todos se abraçaram. Foi ótimo.
Fonte | Tradução: Meninas Vampiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário