sábado, março 6

Robert Pattinson, futuro membro Academia De artes e Ciências Cinematográficas?


Taylor Lautner não é um membro da Academia De artes e Ciências Cinematográficas.

Nem Woody Allen. Nem George Lucas.

Mas Rupert Mordoch é. E também é Pedro Almodovar e Sacha Baron Cohen.

Passe pela lista dos 5,777 membros votantes da Academia (ou ao menos tente, pois a academia mantém tudo basicamente trancando a sete chaves) e você ficará surpreso com quem é parte do clube e quem não é.

Os “bad boys” de Hollywood, como o roteirista Joe Eszterhas o agente Michael Ovitz e o ator Christian Bale estão todos lá. E também estão figuras óbvias como Jack Nicholson, Kathy Bates e Tom Hanks.

Mas alguns dos nomes mais conhecidos de Hollywood não estão na lista, que se estende do chefe da NBC Universal, Jeff Zucker a Dwayne “The Rock” Johnson – que talvez pareça um candidato improvável com filmes como O Fada Do Dente, mas que é, afinal de contas, um favorito de bilheteria.

Unir-se a Academia, é um privilégio raro que é dado a mais de 100 novos membros por ano. Os membros variam da atriz de 15 anos Dakota Fanning ao compositor de 81 anos Burt Bacharach, e do produtor alemão Win Wenders a estrela de Hollywood Jennifer Aniston.

Os convites geralmente saem anualmente no final de Junho, após um longo processo que começa quando dois membros propõem uma pessoa e termina quando o Conselho de Governadores estende o convite.
Depois de enviar cartas de referência e exemplos de seus trabalhos, as perspectivas são analisadas pelo Comitê Executivo do ramo ao qual eles estão se candidatando. Aqueles aprovados são repassados à comissão de membros em geral e, finalmente, para o conselho.

Indicados ao Oscar em um determinado ano são lançados na mistura de candidatos, mas isto não significa que eles irão entrar. Qualidade do trabalho é uma coisa, mas a Academia gosta também de seus membros tenham todo um corpo de trabalho por trás deles.

Entre recentes indicadas ao Oscar, Anne Hathaway (O Casamento De Rachel) e Viola Davis (A Dúvida) receberam convites – mas Ellen Page, indicada por Juno, não.

Da mesma forma, depois de obter indicações pelo filme de 2006 O Segredo de Brokeback Mountain, os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal foram convidados – mas não a sua companheira, também indicada, Michelle Williams. (Williams foi convidada a participar, em junho passado.)

Quanto aos recém-chegados, como Robert Pattinson de Crepúsculo ou Jonah Hill de Suberbad, eles ainda tem que ser convidados – mas a espera pode ser mais breve do que era no passado, dado que a Academia tem feito um esforço conjunto para aceitar membros mais jovens.
Para os ainda mais jovens, receber uma indicação ao Oscar pode ser mais fácil do que se tornar um membro da academia.

“Não é incomum que pessoas com poucos créditos recebam uma indicação”, disse o diretor da Academia de adesão, Kimberly Roush “enquanto algumas pessoas com muitos, muitos créditos não recebem uma indicação ao Oscar. As comissões estão tendo uma visão mais ampla”.

Mas talvez não tão ampla: A Academia olha para o lado profissional, mas é silenciosa quanto à vida privada das pessoas. Daí a lista de adesão inclui certo número de presidiários, como o co-roteirista de Pulp Fiction Roger Avary, o empresário canadense Garth Drabinsky, e o exilado por agressão sexual Roman Polanski.

“Não temos uma cláusula de crime”, disse Roush.

Tradução: Bianca Chiesa//Portal Twilight

Nenhum comentário:

Postar um comentário